Facchini

Inovação no transporte posiciona a IVECO em evidência no setor

Bruno Gonzaga
A IVECO investe na ‘experiência’ do motorista, agregando tecnologias nos veículos que privilegiam o conforto, a segurança e o baixo custo operacional. Bons exemplos disso são o Novo IVECO Daily e a linha 2021 de Pesados, com os modelos Hi-Road e Hi-Way. 

Apresentado ao mercado em 2020, a nova versão da Daily revolucionou o segmento de leves e se mantém como ‘referência’ em sua categoria. O veículo, além de proporcionar robustez e versatilidade, tem um pacote tecnológico que inclui o novo painel de instrumentos com funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista tem ainda a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital. 

No quesito ‘economia’ a novidade é o EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais os gastos com combustível. O veículo também está equipado com uma série de componentes de segurança, como o Assistente de Estabilidade Eletrônica, que atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando o veículo se torna instável. 

A novidade na linha de Pesados fica por conta do IVECO Connect, sistema de telemetria e conectividade inteligente que agrega, em uma única ferramenta, importantes funções para o Hi-Road e para o Hi-Way. O sistema monitora, constantemente, o desempenho do motorista e as funções do veículo. A sala de controle, que está localizada no complexo industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG), monitora 24 horas por dia, sete dias por semana, as informações recebidas pelos dispositivos, sendo responsável por antecipar demandas dos clientes em um eventual problema com o produto, contatando o motorista e sugerindo soluções. 


Além dos dados básicos de performance, comum neste tipo de solução, o IVECO Connect traz ainda um roteirizador que, por meio das características dos veículos (cargas e dimensões), traça a melhor rota a ser percorrida aumentando a eficiência da viagem, assim como a leitura remota de códigos de falha onde é possível antecipar o suporte ao cliente diminuindo o tempo de parada. Com o histórico de dados será possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados a sua realidade, prevenindo falhas nos veículos e sugerindo configurações técnicas diferentes para determinada rota. 

“A cada lançamento nosso objetivo é incrementar, ainda mais, o ‘pacote tecnológico’ que oferecemos para o mercado de transporte de cargas. Nosso Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) trabalha para desenvolver e produzir veículos pensando nas necessidades e nos diferencias de cada mercado em que a montadora atua. A estrutura, que abriga mais de 150 profissionais, entre engenheiros, projetistas e técnicos, foi o primeiro centro desse tipo construído fora da Europa, e é responsável pelas inovações no portfólio comercializado na América Latina”, afirma Márcio Querichelli, líder da IVECO para a América do Sul. 

O executivo ressalta que a IVECO está planejando um novo passo tecnológico no portfólio da América do Sul. “No mercado é possível ver claras tendências em direção à conectividade e aos combustíveis alternativos, sendo que nesse último quesito somos líderes em soluções a gás na Europa. Hoje, a marca já oferece veículos movidos a gás na Argentina e no Chile e, em breve, o Brasil entrará nessa rota.”

Prêmio Valor Inovação Brasil
As ações da IVECO contribuíram para que a CNH Industrial fosse eleita, pelo terceiro ano consecutivo, uma das empresas mais inovadoras do Brasil. O reconhecimento, dado pelo Prêmio Valor Inovação Brasil, promovido pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica do Network PwC, apontou a empresa no ranking das 10 companhias mais inovadoras do País. Somente no ano passado, a CNH Industrial investiu globalmente US$ 1 bilhão de dólares em pesquisa e desenvolvimento, sendo 10% desse recurso empregado nos projetos da América do Sul.

FONTE: IVECO

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA