Facchini

Bridgestone compartilha dicas de segurança para caminhoneiros

Em setembro, na mesma semana em que é celebrado o Dia do Caminhoneiro (16 de setembro), tem início a Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25. E para contribuir com um trânsito mais seguro nas estradas, onde circulam mais de 600 mil caminhoneiros autônomos (ABCAM), a Bridgestone compartilha algumas dicas de segurança e manutenção para os pneus destes motoristas que abastecem todo o Brasil.

Um dos itens mais importantes dos caminhões, o pneu transfere toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto ao motorista. Para mantê-lo sempre em bom estado, aumentar a sua vida útil e obter melhor performance do veículo, fique atento aos 5 ladrões de quilometragem:

Alinhamento: Verifique periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%.

Balanceamento: Um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática como dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.

Calibragem: Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana contribui para o bom estado do pneu, seu índice de recapabilidade e evita uma redução de até 25% na quilometragem.

Desenhos de banda de rodagem: Esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade.  Por isso, a escolha incorreta deste item pode reduzir a quilometragem em até 40%.

Emparelhamento: Trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo. Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida (novo com novo, reformado com reformado).


Bandag e os cuidados com o pneu recapado
Outra solução da Bridgestone que contribui para o aumento da vida útil do pneu e para a economia do caminhoneiro é a recapagem oferecida pela Bandag, líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de bandas de rodagem.  

Para que o pneu passe por este processo, que consiste na substituição da banda de rodagem (a parte do pneu que fica em contato com o solo), é necessário que o condutor/frotista esteja atento ao momento correto para retirada do pneu para realizar a recapagem, seja pelo histórico da frota em função da aplicação (principalmente em serviços severos), para que a carcaça mantenha condição para ser recapada ou seja pelo  monitoramento do TWI (indicador de desgaste da rodagem), que mostra o máximo de desgaste que o pneu pode atingir.

Após a recapagem, é importante manter o controle dos 5 ladrões de quilometragem, que também vale para os cuidados com o pneu reformado.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA