Facchini

Randon New R

Nova geração de caminhões MAN garante redução de 8,2% no consumo de combustível

MAN Truck & Bus/Divulgação
Apresentada ao mercado europeu em fevereiro deste ano, a nova geração de caminhões MAN já está cumprindo com o prometido durante a cerimônia de lançamento. Dentre as promessas, destaca-se uma significativa redução no consumo de combustível. 


Nesta semana, os resultados do teste TÜV, realizado por uma auditoria independente confirmaram essa economia de combustível. Após um percurso de 684 quilômetros, o novo MAN TGX 18.470, equipado com motor Euro 6D, garantiu uma redução de 8,2% no consumo de combustível quando comparado com a versão da geração anterior, o MAN TGX 18.460 com motor Euro 6C.

De acordo com a autoria responsável pelo teste operacional, para garantir a precisão dos resultados os motoristas e implementos foram trocados entre etapas de ida e volta. Além disso, o percurso escolhido corresponde a 90% das características das rodovias europeias.

"Os baixos custos operacionais com veículos são decisivos para o sucesso de nossos clientes. Desenvolvemos consistentemente a nova geração de caminhões da MAN, com o objetivo de maximizar a eficiência e a economia - e alcançamos plenamente nossos objetivos! Estamos muito satisfeitos por isso também ter sido confirmado em um teste realizado por uma organização de teste independente. Um muito obrigado a toda a equipe - uma grande conquista ", disse o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus, comentando o resultado da TÜV.

E Göran Nyberg, membro do Conselho de Vendas e Marketing, acrescenta: "Com a nova geração de caminhões, estamos cumprindo nossa promessa de 'Simplificar Negócios' da melhor maneira possível. Nós nos concentramos no motorista e no gestor de frota, ambos se beneficiarão das inúmeras inovações."


Segundo a MAN Truck & Bus a significativa economia de combustível da nova geração de caminhões é resultado da combinação de três importantes fatores. Conheça cada um deles:

1- Trem de força otimizado com novo eixo
Além da presença de uma geração mais econômica do motor Euro 6d, combinado com a transmissão automatizada MAN TipMatic, a nova linha TGX conta com uma nova e longa relação de eixo, 2,31, desenvolvida especialmente para operações rodoviárias de longas distâncias.

Destaca-se ainda no motor D26 Euro 6d, o turbocompressor de estágio único e a recirculação reduzida dos gases de escape, características que garantem maior eficiência termodinâmica mesmo com velocidades mais altas do motor, criando uma linha propulsora particularmente eficiente em termos de combustível.

2- "Navegação dinâmica" com o novo MAN EfficientCruise
Outro grande responsável por garantir a máxima eficiência de combustível na nova geração de caminhões, é o controle de cruzeiro MAN EfficientCruise. Destaque para o modo "navegação dinâmica", que mantém o motor em uma faixa de rotação com baixo consumo de combustível em terreno plano, alternando constantemente entre acelerar e rolar o veículo, economizando combustível.

3- Aerodinâmica
Com o objetivo de aprimorar a aerodinâmica dos modelos e consequentemente reduzir o consumo de combustível, a nova geração de caminhões MAN recebeu uma série de mudanças no design externo. Destaque para os retrovisores mais finos, grade com novo desenho que otimiza o fluxo de ar no radiador e no compartimento do motor, introdução de linhas aerodinâmicas nas portas e parachoque dianteiro, aletas de ar nos cantos da parte frontal e novos spoliers, saias laterais e defletores de ar.
MAN Truck & Bus/Divulgação
MAN Truck & Bus/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA