Facchini

MAN Truck & Bus apresenta nova geração de caminhões

MAN Truck & Bus
A MAN Truck & Bus apresentou ao mercado europeu nesta semana a sua nova geração de caminhões. Com o slogan “Simply my Truck” (Simplesmente meu caminhão, em português), os novos modelos MAN TGX, TGS, TGM e TGL estreiam no velho continente trazendo o que há de melhor em conforto, tecnologia e segurança.

"Tornamos os negócios de nossos clientes mais fáceis, mais eficientes e, portanto, mais bem-sucedidos. Simplificar os negócios - esta é a nossa reivindicação, a nossa promessa. A nova geração de caminhões da MAN nos permite realizar isso de forma mais abrangente do que nunca", disse Joachim Drees, Presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus SE.

Segundo a montadora alemã, a nova geração de caminhões é resultado de 12.000.000 de horas de trabalho, 5.000.000 de quilômetros percorridos em testes, 2.800.000 linhas de código de software escritas, 167.000 horas de trabalho de design e 36.000 funcionários da companhia.

Além das milhares de horas de trabalho a MAN Truck & Bus contou ainda com o apoio de pesquisas realizadas com cerca de 700 motoristas em pontos de parada e com o feedback de 300 clientes nacionais e internacionais de um total de 16 países.

Design
MAN Truck & Bus
O primeiro ponto de destaque da nova geração de caminhões MAN é o Design. Os modelos passam a contar agora com características que priorizam a aerodinâmica e a segurança. Destaque para a nova grade frontal preta, detalhes em cromo que garantem a cada modelo um estilo moderno e elegante, novos faróis, linhas retas e nova área envidraça que garante uma ampla visibilidade ao redor do veículo.

Versões e motorização
MAN Truck & Bus
A nova geração de caminhões MAN mantém as consagradas linhas TGX, TGS, TGM e TGL.

TGX: Destinada a operações rodoviárias de longas distâncias, a linha TGX conta com três opções de motorização, sendo, MAN D38 com potência de 640 cavalos de potência, MAN D26 com potências que variam de 430 a 510 cv e MAN D15 com potências de 330 cv a 400 cv. A linha TGX conta ainda com quatro opções de tração, 4x2, 6x2, 6x4 e 8x4, sendo capaz de atender operações com peso bruto total de 18 a 250 toneladas.

TGS: Desenvolvida para atender as operações de construção civil, distribuição e serviços municipais, a linha MAN TGS com as opções de motorização MAN D26 ou D15 com potências que variam de 330 a 510 cv. Oferecida com versões de chassi rígido e cavalo mecânico, a linha TGS conta ainda com nove opções de tração, 4x2, 6x2, 6x4, 8x2, 8x4, 4x4, 6x6, 8x6 ou 8x8. Com a ampla variedade de configurações os modelos TGS são capazes de atender operações com peso bruto total de 18 a 41 toneladas.

TGM: Com o objetivo de atender as operações de curtas distâncias e serviços municipais, a linha de caminhões MAN TGM conta com a opção de motorização MAN D08 de 6 cilindros com potências que variam de 250 a 320 cv. Com capacidade para atender operações com peso bruto total de 15 a 26 toneladas, a linha TGM conta ainda com versões 4x2 e 6x2.

TGL: Criada para atender as operações com peso bruto total de 7,5 a 12 toneladas, a linha MAN TGL é oferecida ao mercado europeu exclusivamente com tração 4x2 e motorização MAN D08 com potências que variam de 160 a 250 cv.

De acordo com a montadora alemã, a nova geração de caminhões MAN garante uma redução de até 8% no consumo de combustível em relação a linha anterior. A economia significativa é fruto da combinação das novas tecnologias embarcadas, melhorias de motorização e aerodinâmica aprimorada.


Cabines
MAN Truck & Bus
Os novos caminhões MAN também chegam ao mercado europeu com uma ampla variedade de opções de cabine. Mais precisamente 8 variações, sendo, GX, GM, GN, FM, FN, NN, CC, DN.

Com largura externa de 2,44 metros, as cabines GX e GM são ideias para as operações rodoviárias de longas distâncias. Ambas se destacam pela ampla capacidade de armazenamento, chegando a incríveis 355 litros. Graças a pequena altura do túnel do motor, a cabine GX conta com 2.07 metros de altura interna, enquanto a GM oferece 1.87 metros.

Já para as operações específicas, como por exemplo aquelas que envolvem o transporte de cargas sensíveis, veículos ou a combinação com silos e tanques, a MAN oferece a cabine GN. A versão que oferece os mesmos atributos das versões GX e GM se diferencia apenas pela altura interna de 1,57 metros.

Com objetivo de atender as operações que priorizam a alta capacidade de carga, mas sem abrir mão do conforto dos motoristas, a MAN oferece ainda a cabine FM. Com largura de 2,24 metros, as cabines FM contam com design leve e compacto. A montadora alemã oferece ainda a esses mesmos clientes a cabine FN, que destaca pelo teto baixo.

Para as aplicações típicas da construção civil, como por exemplo basculantes, betoneiras e demais equipamentos, a MAN conta com a opção de cabine NN. Apesar do comprimento compacto de apenas 1,88 metros, as cabines NN contam com espaço suficiente atrás dos assentos para roupas e ferramentas de trabalho. Destaca-se ainda a presença do para-choque tripartido, degraus inferiores flexíveis e a opção de instalação de degrau e alças sobre o para-lama e cabine para acesso a plataforma de carga.

Os modelos TGM e TGL contam com a cabine CC com largura externa de 2,24 metros e comprimento externo de 1,62 metros. Apesar de seu design compacto, oferece o mesmo alto nível de ergonomia e facilidade de uso que as outras cabines disponíveis para o novo MAN. Destaca-se a baixa altura em relação ao solo e a ampla abertura das portas.

Completando o portfólio de cabines MAN está a versão DN, também conhecida como cabine dupla ou de quatro portas. A configuração foi desenvolvida especificamente para as operações de  prestadores de serviços municipais e serviços de emergência.

Tecnologia
MAN Truck & Bus
A tecnologia embarcada é outro ponto que chama a atenção na nova geração de caminhões MAN. Destaca-se o novo painel com duas telas digitais de alta definição, controladas pelo inovador sistema SmartSelect, sistema EfficientCruise que monitora e memoriza as rotas através do sistema de GPS, sistema EasyControl (botões na porta motorista que permite o acesso a funções básicas sem à necessidade de embarque), novo sistema de iluminação em LED, com sistema DRL e tecnologia LED-Technik e sensores de ponto cego.
MAN Truck & Bus
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA