Facchini

Randon New R

Conheça a importância da infraestrutura para testes da WABCO

WABCO/Divulgação
A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, considera a segurança como fundamental no desenvolvimento de tecnologias para veículos comerciais. À medida que o setor automotivo avança rumo à condução autônoma, as implicações de segurança aumentam em relação à proteção do motorista, de outros usuários da estrada e da carga. Testes efetivos de produtos voltados para a segurança veicular exigem diversos recursos que simulam uma variedade de cenários em diferentes ambientes. Por isso, a WABCO conta com uma robusta infraestrutura de pistas para testes.

Para testar um novo sistema é preciso que ele seja exposto a uma variedade de cenários para garantir que seja comprovadamente seguro, independentemente das condições climáticas e da estrada que um veículo comercial precise enfrentar. A WABCO investe em instalações especializadas para testes com este objetivo. Cada um dos centros para testes apresenta uma variedade de pistas com diferentes superfícies para simular condições prováveis que um veículo teria de suportar na estrada. Além disso, a WABCO também investe em instalações avançadas para ajudar a desenvolver e colocar à prova as tecnologias do futuro. São quatro instalações para testes espalhadas pelo mundo. Isso significa que a tecnologia pode ser testada em diferentes ambientes e condições climáticas. Os centros para testes estão situados em Rovaniemi, na Finlândia; Jeversen, na Alemanha; Wroclaw, na Polônia; e Chennai, na Índia. O centro para testes de Wroclaw, na Polônia, foi inaugurado em janeiro de 2020. Com ele, a WABCO ampliou as instalações de produção existentes em mais 1.100 metros quadrados e acrescentou novas áreas para testes e laboratórios (880 metros quadrados) – com câmaras climáticas e três linhas de desenvolvimento de protótipos de válvulas.

Rovaniemi, Finlândia
Em Rovaniemi, um programa de testes típicos de inverno faz com que os engenheiros e técnicos da WABCO registrem aproximadamente 1.800 homens-dia de realização de testes. O rigoroso cronograma de testes permite que os veículos equipados com as mais recentes tecnologias da WABCO sejam avaliados quanto ao desempenho e segurança sob condições extremas. Inaugurada em 1988, Rovaniemi é a primeira pista para testes da WABCO e abriga um rigoroso programa de testes de inverno a temperaturas negativas, variando de -12°C a -40°C. Isso permite que a WABCO teste seus sistemas em temperaturas abaixo de zero e em estradas cobertas de neve e gelo.

Em Rovaniemi, há uma pista de asfalto com 350 metros de comprimento e uma parte adicional de 100 metros para realizar testes de frenagem em superfície de alto atrito. A pista de 350 metros de comprimento permite realizar testes de frenagem de baixo atrito e simular como a tecnologia pode reagir em uma estrada com gelo. Também há uma área para teste de dinâmica do veículo com 1,35 quilômetro de comprimento e um diâmetro de 280 metros, usada para manobras maiores, como curvas, para testar como a tecnologia se comporta em todas as situações possíveis da estrada.


Jeversen, Alemanha
Situada perto de Hanôver, próxima ao centro de engenharia, inovação, pesquisa, desenvolvimento e fabricação da WABCO, a pista de Jeversen foi inaugurada em 1995. Em 2009, foi ampliada para aumentar os recursos globais de testes da WABCO, o que a tornou um espaço seguro e eficiente para testar veículos em alta velocidade. Como resultado, passou a oferecer condições ideais para testar os inovadores sistemas de controle de frenagem e de estabilidade da WABCO.

A instalação passa por outra ampliação, no valor de 18 milhões de euros, um grande investimento da WABCO para apoiar o desenvolvimento e os testes da próxima geração de sistemas avançados. O empreendimento está intimamente ligado ao investimento de 25 milhões de euros no novo centro de tecnologia e inovação de Hanôver, inaugurado em agosto de 2018.

Como a mobilidade do amanhã será moldada pela condução autônoma e conectada, esta ampliação foi planejada para incluir uma área adicional de pista de cerca de 3,6 quilômetros para testar tecnologias de manutenção do veículo na faixa, sistemas avançados de direção ativa, de comboio (pelotão) e de frenagem de emergência (AEBS) em alta velocidade.

Em Jeversen, há uma pista oval de 2 mil metros de comprimento e duas seções retas de 550 metros de comprimento que simulam uma ampla gama de diferentes condições reais de estradas. Há também um círculo de 100 metros de raio com uma largura de estrada de 30 metros, o que adiciona mais opções de programas de testes de manobras e tombamentos; é em geral usado para testar controles de frenagem e de estabilidade. Há ainda uma área para teste de dinâmica de veículo de 56 mil metros quadrados com diâmetro de 220 metros, que é usada para testar uma ampla variedade de manobras, oferecendo espaço suficiente para conduzir o caminhão como se estivesse em uma estrada.

Chennai, Índia
Chennai é uma pista para testes de última geração. Inaugurada em 2001, oferece várias superfícies diferentes para a frenagem, incluindo asfalto de alta fricção e basalto de baixa fricção; superfícies molhadas, incluindo piso cerâmico; e áreas secas também. Isso torna o centro perfeito para testes de controle de tração. Há uma pista em linha reta de 1,35 quilômetro usada para teste de frenagem. Tem largura máxima da área de frenagem de 70 metros. A pista é formada por uma parte de asfalto com 325 metros de comprimento; uma parte de basalto azul com 225 metros de comprimento mais uma parte de cerâmica de 110 metros de comprimento. As diferentes superfícies oferecem possibilidades diversas de níveis de aderência e simulam condições de estradas de baixo a alto atrito.

O desenvolvimento contínuo da infraestrutura para testes é parte crucial dos planos da WABCO para o futuro. À medida que o ritmo do desenvolvimento da tecnologia acelera para atender as crescentes demandas do setor automotivo, a WABCO continua investindo no futuro. A infraestrutura em constante expansão é testemunho do foco da WABCO em trazer tecnologias seguras e comprovadas para o avanço das necessidades da indústria de veículos comerciais.
FONTE: WABCO
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA