Facchini

Randon New R

Conheça 5 detalhes que tornam os caminhões a gás Scania mais seguros que os modelos a diesel

Scania/Divulgação
O início da produção e comercialização de caminhões Scania no Brasil tem gerado uma série de dúvidas e questionamentos entre entusiastas, motoristas e transportadores, especialmente no que diz respeito a segurança de cada modelo nas operações e em situações extremas, como por exemplo no caso de acidentes.

Mas ao contrário do que se imagina, os caminhões movidos a GNV e/ou biometano, produzidos pela Scania em todo o mundo, são mais seguros que os tradicionais modelos a óleo diesel. A máxima segurança é garantida graças a cinco características. Conheça cada uma delas:

1- Sistema anti explosão: À primeira vista quando se pensa na combinação entre cilindros de gás e uma eventual colisão, imagina-se como resultado imediato uma grande explosão, impedindo o socorro imediato dos condutores e gerando um dano material ainda maior.

Mas graças a tecnologia de monitoramento constante, os caminhões a gás Scania contam com um sistema anti explosão, responsável pela liberação imediata do gás para atmosfera em casos de incêndio ou colisões. Está característica zera o risco de explosão.

2- 3 válvulas de segurança: Outra característica que reforça significativamente a segurança dos caminhões Scania movidos a GNV e/ou biometano é a presença de 3 válvulas de monitoramento constante da vazão, pressão e temperatura. Em caso de anomalias mesmo em condições normais de operação ou com o veículo parado, os dispositivos também liberam de maneira imediata o gás para atmosfera, zerando assim os riscos de qualquer tipo de incêndio ou explosão.

3- Tecnologia militar nos cilindros: Ao contrário dos tradicionais tanques de diesel, extremamente maleáveis devido a fabricação em material plástico ou alumínio, os oito cilindros de gás que compõem os caminhões sustentáveis Scania são construídos com base em materiais e tecnologias comuns no setor militar.

De acordo com a montadora sueca, todos os cilindros são construídos com o mesmo material que é utilizados ogivas de mísseis, característica que garante a máxima robustez e durabilidade, mesmo em condições operacionais mais severas, como por exemplo no segmento off-road ou em malhas rodoviárias deterioradas, como é o caso de grande parte do território brasileiro. Além disso, essa característica torna praticamente impossível o rompimento dos cilindros, até mesmo em situações mais simples, como por exemplo, no caso de um pneu estourar.


4- Certificação pelo Inmetro: Antes de chegarem de fato as concessionárias de todo o país, os caminhões Scania movidos a gás e todos os seus componentes passaram por um extenso e rigoroso processo de testes e validações perante aos principais órgãos reguladores do Brasil, como por exemplo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Destaque principalmente para a total conformidade com a lei e certificação dos tanques e válvulas que compõem o sistema de combustível de cada caminhão.

5- Risco zero de desastre ambiental: Fechando a lista de cinco características que tornam os caminhões a gás Scania mais seguros que os modelos a diesel, está o risco zero de desastre ambiental em caso de derramamento de combustível na pista e consequentemente escoamento para rios, córregos ou nascentes próximas aos locais de incidentes.

Por se tratar de um combustível gasoso, não há risco de contato com o solo e/ou afluentes próximos em casos de acidentes ou vazamentos, ao contrário do diesel, que nestas situações entra em contato imediato com o solo, exigindo uma rápida ação de contenção para evitar contaminações ambientais e até mesmo outros acidentes, em virtude da pista escorregadia.

Scania/Divulgação
Agora é com você
Ciente destas cinco características você concorda que os caminhões a gás Scania mais seguros que os modelos a diesel?

Sucesso global da marca
No mundo, a Scania já conta com mais de 4 mil caminhões movidos a GNV ou Biometano em circulação. No Brasil, a montadora já iniciou a produção e a entrega das primeiras unidades. Destaque para as duas unidades adquiridas pela Jomed, duas para a RN Express e 18 unidades para a PepsiCo. A marca esperar encerrar 2020 com um número próximo de 100 caminhões a gás vendidos no país.

LEIA: Scania inicia produção de caminhões a gás no Brasil
LEIA: Scania entrega os primeiros caminhões a gás do Brasil
LEIA: PepsiCo adquire 18 caminhões Scania movidos a gás

Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA