Facchini

Randon New R

Volvo vende 200 ônibus articulados para capital chilena

Volvo/Divulgação
Dando continuidade ao programa de renovação da frota do sistema de transporte coletivo, Santiago, capital do Chile, contará em breve com um novo lote expressivo de ônibus Volvo. Após receber 120 veículos da marca no segundo semestre do ano passado, o operador de transporte urbano Subus fechou um novo acordo para a compra de 200 unidades do chassi B8RLE articulado.

Com capacidade para 180 passageiros, piso baixo e motor traseiro de 8 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme exigência da capital chilena, os novos ônibus irão operar na Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o antigo Transantiago. Hoje, o sistema é responsável pelo deslocamento diário de 6,2 milhões de pessoas nos 32 distritos da capital e na região metropolitana.

No quesito segurança, os novos ônibus contam com sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Management) e I-Coaching (treinador virtual de motoristas). Os modelos possuem ainda uma tecnologia que permite os gestores da frota ativarem o controle automático de velocidade Volvo em trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista.


“Temos tradição no fornecimento de ônibus e soluções inovadoras para o Chile desde o início da integração do sistema, quando se decidiu melhorar a qualidade e ampliar a capacidade de transporte da capital”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Nossos ônibus continuam contribuindo decisivamente para melhorar a mobilidade urbana de Santiago”, complementa Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina.

Atualmente a RED conta com uma frota aproximada de 6.200 ônibus pesados, sendo 2.850 da marca Volvo, incluindo os 200 novos articulados negociados agora.  “Somente a Subus soma 1.250 ônibus Volvo. Esta venda consolida a relação comercial com a Subus e confirma a confiança em nossa marca.”, destaca José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.

Os 200 novos ônibus estão sendo produzidos na fábrica da Volvo na Suécia, encarroçados pela unidade fabril da Marcopolo na Colômbia, na cidade de Cartagena, e posteriormente seguirão para o Chile.
Volvo/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA