Facchini

BYD conclui homologação do primeiro ônibus de fretamento 100% elétrico

BYD/Divulgação
A fabricante de veículos 100% elétricos, BYD, concluiu neste mês a homologação do primeiro ônibus de fretamento 100% elétrico. A partir de agora, o modelo estará disponível para ser comercializado no mercado.

Desenvolvido para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias, o BYD D9F é equipado com dois motores elétricos (BYD – 2912TZ -XY-A) que garantem 402 cavalos de potência, ambos integrados às rodas do eixo traseiro. Destaca-se ainda uma autonomia de até 400 quilômetros.

O diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider, destaca os benefícios da autonomia do modelo de fretamento. “Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e também cidades.”


Com 12,9 metros de comprimento, o BYD D9F é equipado com carroceria Marcopolo Viaggio 1050 que garante a capacidade para transportar até 44 passageiros. O modelo conta ainda com sistema de ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistemas de som e entretenimento e tomadas USB em todas as poltronas. Além do nível zero de ruído, a suspensão integral a ar completa a lista de atributos de conforto.

No quesito segurança, o inédito BYD D9F conta com sistema de freios a disco, ABS e controle de tração de última geração.

Segundo a BYD, os ônibus 100% elétricos também poderão se tornar alternativa econômica em meio à crise que se vislumbra. Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. Além disso, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.

Características do BYD D9F
- Autonomia de até 400 km;
- Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
- Carregamento fácil em até quatro horas;
- Baixo consumo energético;
- Zero emissão de poluentes e ruídos;
- Oito anos ou 500 mil km de garantia para a bateria;
- Baixo custo de manutenção;
- Dois Motores elétricos BYD – 2912TZ -XY-A de 402 cv de potência integrados às rodas do eixo traseiro;
- Chassis tubular: Não necessita alongamento para carrocerias de até 13,2 metros;
- Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
- Freios a disco com sistema ABS e controle de tração;
- Certificados ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: BYD
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA