Facchini

Caminhões DAF passam a contar com sistema de tração dianteira selecionável

DAF/Divulgação
Com o objetivo de atender os clientes de aplicações mistas, ou seja, on-road e off-road, a DAF acaba  de apresentar ao mercado europeu uma nova configuração de tração modelos CF e XF.

Batizada de "Paul Xtra Power" (PXP) a nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a Paul Nutzfahrzeuge, se resume em um sistema de tração hidráulica dianteira que pode ser acionado automaticamente ou manualmente, através de um botão no painel. 

De acordo com a DAF, a novidade que facilita a operação dos veículos em condições adversas que comprometem a tração do eixo traseiro, como por exemplo, terrenos escorregadios e aclives, pode ser ativada da 1ª a 4ª marcha ou na 1ª e 2ª marcha ré e em velocidades de até 20 km/h.


Para possibilitar a tração nas rodas dianteiras, cada cubo de roda do eixo dianteiro é equipado com um motor hidráulico, capaz de produzir um torque de 6.435 Nm a uma pressão máxima do sistema de 360 ​​bar.

Dentre as principais vantagens do inédito sistema de tração dianteira selecionável, destaca-se, baixo custo de manutenção, redução no consumo de combustível e minimização dos riscos de quebra do veículo em situações extremas.

Segundo a DAF, inicialmente a nova tecnologia estará disponível apenas para as versões de cavalo-mecânico dos modelos CF e XF. Ao longo deste ano, novas configurações de chassi também passarão a contar com a nova opção de tração.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA