Facchini

Randon New R

Caterpillar registra marca de 2 bilhões de toneladas transportadas com caminhões autônomos

Caterpillar/Divulgação
A Caterpillar registrou neste mês um novo recorde operacional dos caminhões de mineração autônomos em todo o mundo. Desde o início da implementação da tecnologia nas principais minas do mundo até o momento, os veículos já foram responsáveis pelo transporte de dois bilhões de toneladas de material. 

Batizada de Cat Minestar, a tecnologia completa neste ano seis anos de atividade no segmento de mineração e segundo o gerente de produção da MineStar Solutions, Sean McGinnis, o novo recorde operacional foi alcançado muito antes da concorrência.

"Esse marco torna o sistema operacional autônomo uma solução comercialmente mais produtiva disponível, e é algo que as empresas do segmento mineração estão percebendo", diz McGinnis.

Em novembro de 2018, o sistema de caminhões autônomos Caterpillar alcançou o primeiro bilhão de toneladas transportadas no mundo. Segundo a fabricante norte-americana, os sucessivos resultados expressivos são fruto de melhorias contínuas na implementação do programa MineStar Solutions.


"Estamos implementando o Cat Minestar em mais locais e de maneira mais rápida, para que mais clientes possam confirmar os ganhos de segurança e produtividade que o transporte autônomo proporciona", afirma McGinnis.

Atualmente a Caterpillar conta com 276 caminhões autônomos em todo o mundo. Além disso, as tecnologias de automação também se estendem atualmente a linha de tratores, brocas e equipamentos de mineração subterrânea.

"A frota está crescendo rapidamente e a produção continua subindo, à medida que as empresas de mineração se beneficiam da maior produtividade de caminhões, maior disponibilidade operacional e custos reduzidos.”, destaca McGinnis. “Temos projetos em andamento com várias grandes empresas de mineração que desejam expandir suas operações atuais de transporte autônomo ou implementar novas soluções", finaliza.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA