Facchini

Randon New R

Foton inicia produção de caminhões no Rio Grande do Sul

Foton/Divulgação
Em parceria com a GEFCO Indústria, empresa do Grupo GEFCO, a Foton acaba de iniciar a produção de caminhões nacionais em Guaíba, Rio Grande do Sul. O primeiro caminhão a sair da linha de produção, foi um veículo leve da Família Minitruck, de 3.5 toneladas.

Localizada ao lado da área onde a Foton vai construir sua fábrica no Brasil, a linha de montagem nas instalações da GEFCO, funcionará até a conclusão das obras das novas instalações da montadora chinesa na cidade gaúcha.

De acordo com Leandro Gedanken, diretor industrial da Foton do Brasil, “a produção dos caminhões da marca em Guaíba, onde em breve haverá a fábrica, ajudará também a desenvolver de maneira mais eficiente os fornecedores locais”.

Segundo o executivo, a empresa chinesa criou uma trading em Guaíba, com 100% de capital estrangeiro, que será responsável pela importação de componentes da China e complemento com peças nacionais.


Até o ano passado, a Foton produzia seus caminhões em espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS. “Como agora contamos com aporte de capital da matriz, na China, entendemos ser o momento adequado para se produzir próximo ao local onde teremos fábrica própria”.

Gedanken destaca ainda que no momento a produção em Guaíba acompanhará  o ritmo do mercado nacional que, por conta da pandemia Covid-19, demanda baixo volume. “Estruturamos uma linha enxuta, mas altamente produtiva e flexível para ser capaz de responder prontamente a aumentos de demanda”. A expectativa da marca é que até o fim do ano, o galpão nas instalações da GEFCO tenha capacidade para produzir  até 100 veículos/mês da marca.

A Foton lembra ainda que as novas instalações estão operando com baixo volume e respeitando todas as recomendações de cuidados com a saúde preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate ao Covid-19.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Foton
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA