Facchini

Contêineres da Truckvan serão usados no diagnóstico de Coronavírus

Truckvan/Divulgação
Como o objetivo de ampliar o uso da tomografia no diagnóstico da Covid-19 em São Paulo e proteger as equipes médicas, a Truckvan produziu contêineres com tecnologia de ponta para Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI). Os módulos realizarão tomografia computadorizada à distância em hospitais da rede pública de São Paulo (SP) a partir da próxima semana.

Segundo o superintendente de Infraestrutura da FIDI, Helio Ajzen, a tecnologia concede o acesso a partir de uma central instalada em qualquer localidade, desde que todos os requisitos técnicos de infraestrutura e de segurança da informação sejam atendidos.

“Os contêineres permitirão acessos rápidos a esses exames durante a pandemia, sem necessidade de reformas ou outras dificuldades de infraestrutura nas unidades, e com o acesso remoto, teremos certeza de qualidade nos exames e garantia de equipe sem risco de contaminação”, explica.

O novo modelo é capaz de realizar 1.500 exames por mês por contêiner, chegando a capacidade de 12 mil tomografias para complementar o atendimento durante a pandemia.

Cada módulo tem 12 metros de comprimento e 30 m² de área útil e conta com um sistema que permite a rápida instalação nos locais de atendimento, podendo, inclusive, receber tomógrafos de diferentes marcas e modelos. A infraestrutura foi preparada de maneira que a logística de movimentação seja mais eficaz e ágil.


O ambiente é isolado com vidro plumbífero para proteção da radiação. Há, ainda, três aparelhos de ar-condicionado, garantindo maior conforto para os profissionais da saúde e para os pacientes e usuários do serviço.

Técnicos especialistas ficarão situados no Command Center na sede da FIDI, no bairro de Cerqueira César, de onde controlarão o equipamento automatizado para fazer a tomografia dos pacientes nos contêineres. Por meio de um sistema de som e câmeras, cada paciente será orientado no local a se posicionar adequadamente para realizar o exame. Os pacientes também poderão se comunicar com os técnicos por um sistema de alto-falantes, e estarão acompanhados por enfermeiros para evitar qualquer intercorrência.  

Os contêineres serão instalados nos hospitais Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula; Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria; Hospital Municipal e Maternidade Mário Degni; Hospital Municipal Dr. Benedito Montenegro; Hospital Municipal Alexandre Zaio; Complexo Hospitalar Marcia/Maria Braido e Zerbini; Hosp. de campanha do Ginásio do Ibirapuera e Hosp. de campanha do WTC.
FONTE: Truckvan
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA