Facchini

Randon New R

Volkswagen celebra 20 anos de história da série 2000 de caminhões

VWCO/Divulgação
Há exatos 20 anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentava ao mercado brasileiro a Série 2000. A nova linha de veículos que reunia inovações tecnológicas para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos veículos da época, se consagrou como o primeiro grande projeto da Engenharia da montadora na recém-inaugurada fábrica de Resende (RJ).

Produzida no exclusivo sistema produtivo batizado de Consórcio Modular, no qual a VWCO supervisiona o trabalho de sete empresas na manufatura de seus produtos, a Série 2000 era composta por quinze modelos de caminhões de 7 a 40 toneladas.

A inédita linha de caminhões Volkswagen se destacava pelos motores mais potentes, maior capacidade de carga e cabines totalmente reestilizadas por dentro e por fora, priorizando o conforto, a confiabilidade, o design e a robustez.

Na parte externa dos novos caminhões VW, o destaque eram as peças em plástico poliuretano nos para-choques, para-lamas, estribos e grade. O uso desse material tornava as peças mais resistentes e menos deformáveis em cada de impacto, além de afastar o risco de corrosão.

No interior, as cabines eram totalmente novas: decoração nas cores cinza Flanel e azul Jazz, banco do motorista com maior número de regulagens, novo painel, vidros verdes, portas com ângulo de abertura de 90°, pedais mais leves e novos revestimentos.


Os modelos leves se destacavam ainda pela nova grade e para-choques. Nos médios, pesados e extrapesados, o para-choque tripartido, para-lamas, grade e difusores laterais com novo desenho, todos em material plástico injetado e faróis redondos duplos se destacavam como as principais novidades.

De acordo com a montadora, a Série 2000 deu origem a prática, seguida até hoje, de atender os consumidores de forma cada vez mais exclusiva, batizada de Tailor Made ou Sob Medida.

Os inúmeros atributos da Série 2000 ainda garantiram a Volkswagen a inédita liderança em vendas no mercado brasileiro de caminhões e inúmeros recordes, como por exemplo, mais de 16 mil unidades vendidas em um único ano e participações de 25% na categoria de 16 e 17 toneladas e de 37% no segmento de 13 toneladas.

“O cliente não pagava, e continua não pagando, pela oferta de um produto sob medida. Esse lançamento histórico demonstrou, mais uma vez, a nossa preocupação com o cliente. Os seguidos recordes de vendas que a VWCO conquistou foram resultado do reconhecimento sobre a qualidade dos produtos, do excelente desempenho da rede de concessionários e da fábrica de Resende, que completava 4 anos de sucesso”, destaca Ricardo Alouche, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.
VWCO/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: VWCO
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA