Facchini

Scania projeta crescimento de 10 a 15% no mercado de caminhões em 2020

Scania/Divulgação
Após o primeiro ano de sucesso da nova geração de caminhões no Brasil, a Scania relevou na última semana as projeções de crescimento para 2020. A expectativa da marca é de que o mercado brasileiro de caminhões cresça entre 10 e 15% no segmento acima de 16 toneladas (semipesados e pesados), em comparação com 2019.

“Estamos com um otimismo moderado por conta de algumas incertezas econômicas, mas confiantes e animados com os desafios que teremos em 2020. A chegada da Nova Geração revolucionou o mercado. Nossa promessa de economia de 12% em comparação com a geração anterior, está sendo comprovada. Aliás, inúmeros clientes estão superando esta média. A satisfação geral é um indicador do sucesso”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Outra ótima notícia é o começo das entregas das encomendas dos caminhões a gás e/ou biometano a partir de abril. Já estamos recebendo as encomendas desde outubro. É mais um passo em nossa jornada na liderança para um sistema de transporte mais sustentável.”  

“Em 2020, de modo geral, o agronegócio vai puxar novamente as vendas para cima e as aplicações que deverão se destacar serão carga fracionada e líquidos inflamáveis. No mercado fora de estrada, uma das apostas está na alta do transporte para a cadeia da cana de açúcar, além de boas oportunidades na mineração”, explica Munhoz.


2019: O primeiro ano de sucesso da nova geração Scania
Em 2019, o Brasil foi novamente o maior mercado de caminhões da Scania no mundo. Ao longo do último a marca comercializou 12.755 caminhões em todo o país, o maior volume dos últimos cinco anos e garantiu a montadora um crescimento de 47,6% em comparação com 2018, quando foram comercializadas 8.643 unidades.

O ano de 2019 também foi marcado por um crescimento significativo no segmento off-road. Segundo a Scania, o segmento fora de estrada obteve o maior volume dos últimos anos com um total de 1.314 unidades comercializadas em 2019, o triplo registrado em 2018.

Mas o grande destaque da Scania em 2019 fica por do segmento de pesados. Com 12.667 caminhões, frente aos 8.031 modelos de 2018, a marca registrou um crescimento de 57,7%, superando os 48,4% da categoria ao longo do ano.

Impulsionada principalmente pelas aplicações como o agronegócio, cargas gerais e transporte frigorificado, a Scania encerrou 2019 com um aumento na participação no mercado brasileiro, passando de 16,4% para 17%.

“Em 2019, levando em conta a indústria acima de 16t e também a categoria de pesados a Scania cresceu em volume mais do que o mercado, e ainda ganhou participação. Mas, o mais importante foi manter a rentabilidade do negócio. De nada adianta só fazer volumes e perseguir freneticamente a liderança sem margens consistentes para a saúde financeira da empresa”, salienta Munhoz.
Scania/Divulgação
Scania R 450 estreia com sucesso
Sucessor do campeão de vendas R 440, o Scania R 450 iniciou a sua história no mercado brasileiro com grande sucesso. Em apenas dez meses de comercialização, o modelo garantiu a vice-liderança no ranking geral da indústria e na mesma posição na categoria dos pesados.

De acordo com o balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o R 450 teve 5.348 modelos registrados (10,3% de participação nos pesados).

“O R 450 está mais rentável do que foi o R 440, com a promessa de 12% de economia de diesel sobre seu antecessor. A vocação para aplicações ainda mais variadas comprova a eficiente performance. O interesse dos clientes só aumenta.”.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA