Facchini

Volkswagen faz oferta US $ 2,9 bilhões para compra total da Navistar

International/Divulgação
A Volkswagen AG anunciou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, uma oferta de US $ 2,9 bilhões pela compra do restante da Navistar International Corp, o montante corresponde a cerca de US $ 35 por ação em dinheiro. Atualmente a a Volkswagen AG é detentora de 16,6% das ações da companhia norte-americana.

Se concretizada, a Navistar International Corp passará a fazer parte da divisão de caminhões pesados da Volkswagen, batizada de Grupo Traton, atualmente composta pelas marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

Além de garantir uma significativa participação no mercado norte americano, a compra total da Navistar International Corp, ampliará a concorrência com os grupos Daimler AG e a Volvo AB que atuam fortemente na região. Além disso, a compra é vista como uma possibilidade do Grupo Traton reduzir a dependência do mercados europeu e latino-americano.


Em resposta a oferta, a Navistar, com sede em Lisle, Illinois e responsável pela produção de caminhões, ônibus escolares, veículos de defesa e motores, disse que o conselho administrativo avaliará a proposta, entretanto, não há garantias de que o acordo será realizado.

Após a oferta, as ações da Navistar encerraram esta quinta-feira (30) com uma alta de 53%, cotadas a US $ 36,79. Já na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, as ações da Volkswagen subiram 0,4% e as do Grupo Traton 0,3%.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA