Facchini

Volkswagen Amarok 2020 chega às concessionárias

VWCO/Divulgação
A linha 2020 da Volkswagen Amarok, uma picape mais tecnológica do segmento, está chegando às agências com novidades, alterações estéticas e mudanças de equipamentos.

Uma versão topo de linha, o Amarok V6 Extreme, passou por alterações na captura e conta com um novo defletor, pintado na cor da carroceria. Um Amarok V6 Highline traz agora novas rodas série “Rawson” de liga leve com 18 polegadas. Opcionalmente, um Highline também pode ser equipado com rodas “Milford” de liga leve, com 19 polegadas - opção disponível também para a versão Highline 2.0 biturbo.

Item de série nas versões Comfortline, Highline, V6 Highline e V6 Extreme, ou o pacote de proteção do cabo passa a incorporar agora ou o protetor antifurto de proteção, com cinco níveis de proteção. O protetor conta com chave secreta exclusiva e inviolável, tubo de aço para proteção do cabo de aço para movimentação do pneu sobressalente, placa de proteção inferior para suporte da fixação e maior resistência mecânica e à corrosão, para uma utilização ainda maior.

O pacote de proteção de caçamba com proteção antifurto também é disponível, como opção, para o Amarok SE.

Capota marítima e estribo
Um novo pacote opcional para todas as versões Comfortline e Highline reúne a capota marítima para caçamba e os estribos laterais. A capota, que oculta e protege uma carga, possui lava em alumínio, com mecanismo de abertura robusta e de fácil operação. Uma cobertura corresponde a trilhos laterais com acoplamento rápido, que garante agilidade ao abrir e fechar. O material da cobertura é uma lona especial com alta resistência à abrasão, com grande resistência. Para a versão Extreme, que já inclui os estribos de série, a capota marítima é oferecida como opcional.

Item muito valorizado pelo lado estético, o estribo dá ao veículo um visual de maior elegância nas laterais. Faça pontos de vista funcionais, facilite o embarque e desembarque de motoristas e passageiros. O acessório é feito de alumínio, resistente à corrosão e de alta resistência, e tem capacidade de carga de até 150 kg.

Linha completa
A linha Amarok 2020 é oferecida em seis versões, que vai do V6 Extreme ao Amarok S, voltada para uso no trabalho. No topo da gama, o Amarok V6 Extreme e o V6 Highline contaminam o motor 3.0 V6 de 225 cv e torque de 550 Nm - o mais potente do segmento, associado ao câmbio automático de oito marchas. Esse conjunto permite que uma picape atinja 100 km / h, partindo da imobilidade, em apenas 8 segundos - desempenho equivalente a veículos esportivos muito mais leves. A velocidade máxima é de 190 km / h.

Um Amarok V6 Extreme pode exibir tanto o exterior como o interior. O modelo topo de linha conta com rodas “Talca” liga leve com 20 polegadas de diâmetro, estribos laterais de série e santantônio esportivo. Na cabine, os bancos são revestidos em couro Nappa, os pedais têm capas esportivas cromadas e os tapetes são exclusivos. O sistema de informação e entretenimento inclui espelhamento de smartphone e tela de 6,33 polegadas. O volume multifuncional, com regulação de altura e distância, inclui comandos para o sistema de informação e lazer e dá acesso às funções do computador de bordo da picape. Também traz como aletas (remos de mudança) para mudanças de marcha.

As versões Comfortline e Highline automáticas (também com oito velocidades) contaminam com o eficiente motor quatro cilindros biturbo de 180 cv e 420 Nm de torque, que também equipam a SE, que tem câmbio manual de seis marchas. A versão S utiliza o manual do motor turbodiesel de 140 cv e tem câmbio.


Dirigibilidade e segurança
Seja qualificado para uma versão, o Amarok é caracterizado pela dirigibilidade e conforto, principalmente em viagens. A suspensão garante um comportamento dinâmico muito próximo ao automóvel, com pouca inclinação nas curvas e uma direção extremamente precisa. A segurança é outro ponto alto em toda a linha e abrange desde a arquitetura do veículo para sistemas auxiliares, como o controle eletrônico de estabilidade e estatísticas, freios ABS com função off-road e sistema de frenagem pós-colisão.

O desempenho fora da estrada também é digno de nota: a Amarok contém recursos que podem causar desdobramentos bastante acidentados. Entre os destaques do picape da Volkswagen estão a capacidade de enfrentar rampas acentuadas mesmo com carga máxima e a administração da distribuição de força entre quatro rodas, que facilita a condução em pisos escorregadios, lama e areia. Um recurso importante ou freio ABS off-road, que otimiza o comportamento do sistema antibloqueio das rodas em caminhos não asfaltados.

Engate removível para reboque com TSA
Todas as versões do Amarok trazem a série removível para reboque, ou incorporam o sistema de estabilização para reboque TSA (Trailer Stabilization Assist System).
O engate original de fábrica, o sistema de estabilização do reboque passa a atuar conjuntamente com o controle eletrônico de estabilidade (ESC). Se o reboque ou o trailer começar um oscilador ou um pendular com maior intensidade, o sistema reduz o torque do motor e as freias como rodas de picape e reboque - até uma instalação completa desse último, permitindo uma ativação segura do Amarok.
Equipado com um motor removível, o Amarok V6 Highline pode tracionar carretas ou reboques, com freio próprio, de até 2.710 kg.

Baixa desvalorização
Um levantamento da KBB Brasil (Kelley Blue Book), realizado um pedido do site da revista Exame, apontou que o Amarok V6 teve apenas 7,81% de desvalorização no primeiro ano de uso, um dos menores índices entre os veículos com uso nas quatro rodas mais vendidas no país.

O estudo levou em consideração todos os modelos que possuem 4X4, sendo avaliado em mais detalhes. A seleção dos veículos foi realizada segundo o total de vendas em 2018, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). Uma depreciação em um ano é realizada pela comparação entre o veículo novo no passado e o usado atualmente.

O Kelley Blue Book é uma das plataformas de cotação de carros, mais reconhecidas nos Estados Unidos e atuadas em diversos países. A empresa está no Brasil desde 2017.

Versões e preços
Os preços sugeridos para a linha Amarok 2020 são os seguintes:

Amarok S turbo cabine simples manual 4x4: R $ 130.590
Amarok SE biturbo cabine dupla automática manual 4x4: R $ 156.290
Amarok Comfortline biturbo automática 4x4: R $ 177.980
Amarok Highline biturbo automática 4x4: R $ 193.380
Amarok V6 Highline automático 4x4: R $ 199.280
Amarok V6 Extreme automático 4x4: R $ 210.280
VWCO/Divulgação
FONTE: VW
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA