Facchini

Caminhão autônomo percorre 4,5 mil quilômetros sem motorista nos Estados Unidos

Plus.AI/Divulgação
A startup norte-americana, Plus.AI, anunciou na última semana a conclusão da primeira viagem comercial de um caminhão autônomo de uma costa até a outra dos Estados Unidos. Carregado com uma carga de alimentos perecíveis, o veículo percorreu em aproximadamente 2,8 mil milhas, cerca de 4,5 mil km.

Durante toda a operação de transporte da carga refrigerada de manteiga entre as cidades de Tulare, na Califórnia e Quakertown, Pensilvânia, a startup testou o nível 4 de autonomia, que dispensa a condução ou assistência humana, mesmo em condições de trânsito mais pesado. Entretanto, por questões de segurança, um motorista e um engenheiro acompanharam o veículo abordo da cabine.


De acordo com a startup norte-americana, além de validar a confiança do sistema de direção em diferentes condições de tráfego, a longa viagem também comprovou a eficácia do sistema em diferentes condições climáticas, como por exemplo, chuva, neve, temperaturas variadas e períodos  noturnos.

Fundada em 2016, a startup Plus.AI tem como principal objetivo ampliar a frota de caminhões autônomos no transporte de alimentos, segmento que trabalha constantemente com prazos de entregas curto, elevando os níveis de fadiga dos motoristas e consequentemente os riscos de acidentes.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA