Facchini

IVECO anuncia soluções de conectividade

IVECO/Divulgação
Com o objetivo de promover uma maior integração entre o transportador e o caminhão, além de se aproximar ainda mais do cliente e acompanhar em tempo real todos os indicadores dos caminhões em operação, a IVECO anunciou durante a 22ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, o lançamento da plataforma Iveco Connect. 

Através de um sistema de telemetria e conectividade inteligente, a solução inédita que inicialmente estará disponível para os veículos pesados a partir do segundo trimestre de 2020, agrega, em uma única ferramenta, importantes funções de gestão, monitoramento e prevenção de longas paradas. 

De acordo com a montadora italiana, o novo sistema será capaz de monitorar minuto a minuto o desempenho, as funções e até o comportamento do motorista ao dirigir. Destaque para apresentação de indicadores de performance, consumo de combustível e diagnóstico preventivo de falhas. Com isso, a montadora em parceria com a rede de concessionários e contato direto com o transportador passa a atuar de forma proativa e preventiva, e não apenas de maneira corretiva.


Já todo o monitoramento será feito através de central localizada no complexo industrial de Sete Lagoas (MG). Além de gerenciar todos os indicadores, o local será responsável por antecipar a demanda dos clientes em um eventual problema com o veículos, contatando o motorista, o gestor de frota ou o concessionário mais próximo, sugerindo soluções e reduzindo os tempos de parada. 

A solução que já vem sendo testada em parceria com os principais clientes da marca, será oferecida ao mercado brasileiro de maneira modular, ou seja, através de pacotes de soluções customizáveis de acordo com as necessidades de cada cliente e operação. Ainda segundo a IVECO, a proposta inicial é de que o serviço seja oferecido de maneira gratuita no primeiro ano de garantia do veículo. Além disso, os clientes que possuírem veículos Euro 5, produzidos a partir de 2012, também poderão aderir ao serviço conectividade a partir da instalação de um módulo eletrônico.

A expectativa da montadora italiana é de que o IVECO Connect proporcione uma significativa redução de custos, um gerenciamento de frota aprimorado e uma maior proximidade com os clientes.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA