FPT Cursor 13 gás natural entrega menores emissões e maior economia com o mesmo desempenho do diesel

FPT Industrial/Divulgação
A sustentabilidade é um dos desafios mais importantes para a indústria de Powertrain nos dias de hoje. Pensando sempre em soluções para melhorar a qualidade do ar e reduzir o envolvimento de veículos de transporte de cargas nas mudanças climáticas, a FPT Industrial apresentou na Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga –, entre os dias 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, o motor FPT Cursor 13 Gás Natural, um dos maiores sucessos do segmento na Europa.

O motor Cursor 13 Gás Natural é o mais potente propulsor movido 100% a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano da sua categoria, oferecendo potência máxima de 460 cv (338 kW) a 1900 rpm e torque máximo de 2000 Nm a 1100 rpm. É o primeiro motor On-Road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação.

Seu nível de emissão de CO2 é até 9% mais baixo do que o equivalente movido a diesel e pode chegar a quase zero com biometano. O Cursor 13 Gás Natural também permite uma redução de emissões de 98% de material particulado e de 48% de NOx. Além disso, entrega uma economia de custos com combustível de até 40%, em comparação com o motor a diesel, e menor ruído de funcionamento.

Graças a um sistema de pós-tratamento, através de catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial entrega desempenho equivalente ao diesel e contribui para o que Cursor 13 Gás Natural seja a solução mais adequada, proporcionando uma carga útil otimizada e melhor aproveitamento de espaço do caminhão. Dessa forma é possível instalar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, elevando a sua autonomia.


FICHA TÉCNICA
FPT Cursor 13 Gás Natural
Aplicação: Caminhões e Ônibus
Cilindrada  [L]: 12,9 litros
Potência Máxima [cv]: 460 @ 1900 rpm
Torque [Nm]: 2000 @ 1100 rpm
Número de Cilindros: 6
Número de Válvulas por Cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor
Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico
Diâmetro x Curso [mm]: 135 x 150
Dimensões C/L/A [mm]: 1.610/1.027/1.178
Combustível: Gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano
Peso [kg]: 1240

AMPLO PORTFÓLIO DE MOTORES A GÁS NATURAL
A FPT Industrial lidera o segmento de gás natural, com mais de 50.000 motores comercializados em todo o mundo. A marca da CNH Industrial conta com um amplo portfólio de motores a gás natural que varia de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), equipando veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus.

Os motores a gás tem um custo total de propriedade competitivo, além de oferecer todas as vantagens dos motores a combustão tradicionais, inclusive a confiabilidade. A tecnologia da FPT Industrial para gás natural também permitirá a indústria a um futuro ecológico, já que o biometano é 100% compatível com os motores e este combustível pode ser gerado a partir de fonte renovável ou por meio da reciclagem de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a quase zero.

“Os motores a gás oferecem todas as vantagens dos motores tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada, seu custo total de propriedade é competitivo, e o biometano pode ser gerado como combustível renovável”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

Todos os motores a gás natural da FPT Industrial utilizam a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica. Além disso, cada motor a gás da marca pode funcionar com gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano. Além da Europa e China, a comercialização do FPT Cursor 13 Gás Natural também está disponível no Brasil e América do Sul.
FONTE: FPT Industrial

Postar um comentário

0 Comentários