Facchini

Scania supera a marca de 24 mil veículos conectados no Brasil

Scania/Divulgação
Prestes a completar dois anos no Brasil, os Serviços Conectados Scania já são um sucesso no Brasil. Prova disso é o crescimento expressivo registrado no período. Em 2017, eram 6.800 unidades, que passaram a 15 mil em 2018 e agora 24 mil nestes oito meses fechados do ano.

Do total, são mais de 22.678 caminhões (94%) e 1.416 ônibus (6%) ativos com o serviço. Os números mundiais são impressionantes: chegam a mais de 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados para melhorias nas operações e economia aos clientes Scania.

“Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede de concessionárias, capilarizada pelo Brasil e muito bem treinada. Assim, oferecemos um importante trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, reduzindo gastos, aumentando o tempo do veículo rodando e tornando o serviço mais rentável e competitivo. O resultado é uma maior satisfação de nossos clientes”, afirma Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil.

Além do desenvolvimento competitivo de veículos, os números dos Serviços Conectados comprovam o trabalho forte que a Scania vem desenvolvendo com o objetivo aumentar os benefícios da automação. Segundo a marca, o foco é oferecer modelos com capacidade de transmitir não apenas dados, mas também informações e soluções a partir destes módulos de conectividade.

A expectativa da marca é de encerrar o ano de 2019 com mais de 30 mil veículos conectados em todo o Brasil.

Scania Brasil: Líder mundial na venda de pacotes Desempenho
Atualmente os Serviços Conectados da montadora contam com duas opções de pacotes, Análise (gratuito) e Desempenho (pago e mais completo).

No último mês de agosto, a Scania Brasil conquistou a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 10 mil veículos rodando com o pacote, que representam 42% dos Serviços Conectados ativos.

“Na prática, os clientes Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do caminhão. Chegamos à liderança mundial, mas queremos mais. Nossa meta é manter essa performance”, analisa Barucco.


Conheça os pacotes
Ao possibilitar alternativas mais rentáveis, os Serviços Conectados Scania se tornam uma importante ferramenta para otimizar o trabalho dos clientes no segmento de transporte. No dia a dia, os serviços aprimoram a performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o trabalho em parceria e suporte com a rede de concessionárias da marca.

Através dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalados de fábrica nos modelos desde 2016. Para veículos a partir de 2012, é possível instalar o sistema, com valor competitivo e atraente. A partir dai, cabe ao cliente escolher um dos pacotes:

Análise: Gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais.

Desempenho: Oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento.

2019: Um ano de projeções otimistas na área de serviços
Comparando-se o período de agosto de 2019 com o de 2018, as vendas de programas de manutenção (PMS) aumentaram 37%. O portfólio cresceu 44% em comparação a 2018 (de 9.247 para 13.315 veículos com PMS) e a meta estabelecida está em 16 mil veículos até o final do ano. Atualmente, o plano Flexível já representa 70% de todos os PMS vendidos para caminhões novos.

O revolucionário programa com planos flexíveis já está presente em 6 mil veículos e representa aproximadamente 50% nas vendas dentre todas as modalidades de PMS, e 45% do portfólio total dos programas ativos.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Scania
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA