Facchini

Randon New R

Scania apresenta portfólio completo de soluções para otimização de operações na mineração

Lucas Duarte
Assim como nos segmentos, rodoviário e agrícola, a mineração trabalha constantemente na busca por uma alta produtividade aliada a um baixo custo operacional. Ciente deste fato, a Scania apresenta ao mercado brasileiro um portfólio completo de soluções que vão além da tradicional venda de caminhões. 

Destaque para Scania Site Optimization, solução que engloba uma série de serviços oferecidos pela montadora sueca e que prioriza uma redução significativa do custo por tonelada, um dos principais KPI's da mineração atualmente. 

"Para que o cliente tenha mais produtividade, apresentamos um conceito de produção enxuta, mais do que um produto e um serviço, a Scania traz para a mineração um conceito de produtividade que nasceu na linha de montagem na indústria. Ou seja, transportar uma carga do ponto A ao ponto B da melhor forma possível, com menos recurso possível", explica Lincoln Garcia, Chefe de Portfólio de Serviços da Scania.

A primeira etapa do Scania Site Optimization consiste em um trabalho de mapeamento de toda a operação. Por meio do Site Mapping Kit, um sistema de câmeras e módulos responsáveis por mapear e monitorar diferentes aspectos, como por exemplo, tempo de carga e descarga, percurso, condução e operação de caminhões e máquinas, a Scania passa a conhecer de forma detalhada a operação do cliente, enxergando os principais gargalos e oportunidades de melhoria da produtividade, sejam elas por turno, caminhão ou máquina. 


Após a coleta automatizada de diversos parâmetros, a Scania através do concessionário apresenta ao cliente uma proposta de negócio que inclui desde o modelo XT Heavy Tipper, configurado de maneira correta, aos serviços como, Fleet Care, plataforma de gestão detalhada de frota, Driver Services, pacote de soluções (Driver Training, Driver Support e Driver Coaching) que garante a qualificação de motoristas e uma ampla gama de serviços de manutenção com possibilidade de atuação in loco. 

Definido o plano de negócio, a Scania implementa as soluções e passa a auxiliar de forma transparente e constante a gestão de toda a operação cliente que, em contra partida passa a contar com dados 100% digitalizados em tempo real e passíveis de ajustes a qualquer momento conforme a necessidade, uma verdadeira consultoria que vai além da tradicional negociação de caminhões.

Ainda segundo Garcia, o Scania Site Optimization já é uma realidade na mineração brasileira e tem entregado aos clientes benefícios como, 15% de redução do custo por tonelada, aumento da disponibilidade da frota, aumento de até 1 ano da durabilidade dos caminhões e em alguns casos redução da necessidade de grandes frotas, graças a crescente produtividade dos veículos.
Lucas Duarte
Scania XT - Heavy Tipper
Ao contrário do que se imagina, a chegada da nova geração de caminhões Scania, especialmente com a linha XT, não encerrou a produção e comercialização dos modelos Heavy Tipper, apresentados ao mercado brasileiro em 2017.

Os clientes contam agora com os modelos XT Heavy Tipper, que além da já conhecida robustez e capacidade de carga 25% maior, trazem agora um novo design, com acabamento e Premium e novos motores com tecnologia de injeção de combustível de altíssima pressão (XPI), garantindo uma redução de até 8% no consumo de combustível em relação a geração anterior.

O novo Scania XT Heavy Tipper se destaca ainda no quesito segurança, graças a opção do airbag de cortina, novidade que eleva os padrões de segurança e as chances de sobrevivência em caso de tombamento. O item consagra a marca como a primeira e única a oferece-lo no segmento de veículos comerciais. Somente em 2019, 80% caminhões off-road vendidos pela Scania no Brasil contam com o airbag de cortina.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA