Facchini

Randon New R

Bolsonaro e Caixa anunciam renegociação de dívidas de caminhoneiros

Cláudio Neves/Portos do Paraná
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e o Presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, anunciaram a possibilidade de caminhoneiros renegociarem suas dívidas com o banco. 

De acordo com o presidente da entidade financeira, dívidas de cartão de crédito e outras despesas, como financiamento imobiliário, estarão incluídas na possibilidade renegociação que deve começar a valer a partir da próxima segunda-feira, 19 de agosto.

“A caixa já tem uma renegociação com 3 milhões de pessoas, de até 90% de desconto. Seiscentas mil pessoas evitaram de perder suas casas. […] Temos um volume significativo de caminhoneiros que também podem evitar de perder suas casas a partir de negociação que já tínhamos e ampliamos para os caminhoneiros”, disse Guimarães.


O presidente da Caixa ressaltou que a possibilidade de renegociação no momento é válida apenas para os caminhoneiros que possuem dívidas com a própria Caixa Econômica Federal. Para casos de crédito no Banco do Brasil ou Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa precisaria negociar com os bancos. Entretanto, Bolsonaro acrescentou que estão ocorrendo conversas com esses dois bancos para que também renegociem as dívidas dos caminhoneiros.

Ainda segundo Guimarães, a partir da próxima segunda (19), os funcionários das agências já estarão aptos para atender e colocar em prática as renegociações com os próprios caminhoneiros.

A renegociação de dívidas vem sendo uma das principais reivindicações dos caminhoneiros desde que o Governo Federal retomou o diálogo com a categoria. A medida ganhou força após os próprios profissionais não conseguirem o empréstimo de R$ 30 mil reais, destinado a manutenção dos veículos, liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em maio.

Confira na íntegra o pronunciamento:
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA