Facchini

Volkswagen Caminhões e Ônibus: Mais de 135 mil veículos customizados pelo BMB

VWCO/Divulgação
O BMB acaba de completar 18 anos de existência, período no qual se especializou em customizar os caminhões e ônibus Volkswagen, e aproveita esse marco para modernizar suas instalações, garantindo fôlego para a demanda crescente de veículos sob medida,  que acaba de superar o volume de 135 mil unidades. Hoje, esses modelos já correspondem a 25% de tudo o que é produzido em Resende e ganham cada vez mais espaço nas estradas brasileiras e latino-americanas.

Para Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO, essa oferta é crucial. “Fomos a primeira montadora a entregar veículos especiais e hoje isto já é uma demanda indispensável do mercado, seguindo nosso conceito ‘menos você não quer, mais você não precisa’. Nossa flexibilidade na produção e capacidade de inovar na engenharia respaldam essa estratégia de negócio e estimulam esse crescimento.”

Entre as otimizações mais pedidas no Brasil, estão o segundo eixo direcional para transformação em 8x2, a flexibilização do entre-eixo e a inclusão de itens como ar condicionado. Com pouco mais de dois anos desde a inauguração de sua fábrica no México, o BMB já faz a diferença para os negócios da montadora no país e tem entre suas principais soluções a customização com quinta-roda e a oferta da suspensão pneumática.

“Ao longo desses 18 anos, acumulamos know-how no negócio que nos habilitam a avançar ainda mais. Por isso, estamos investindo em nossa operação, trazendo para nossa empresa os padrões mais modernos não só em produção, mas também em gestão de pessoas e sustentabilidade”, explica Bernardo Balbinot, diretor do BMB.


Parceria exclusiva que só cresce
O BMB conta com mais de 20 modelos diferentes em seu portfólio de modificações e está a 100 metros da fábrica da VWCO, em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, para facilitar suas atividades. Também no México, sua operação fica no mesmo parque industrial da VWCO para benefício do cliente.

“Não é só na proximidade física que o mercado é favorecido. O trabalho em parceria com a engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus traz vantagens diretamente ao cliente com relação à agilidade da entrega e disponibilidade dos veículos, assegurando a garantia de fábrica”, afirma Bernardo.

O portfólio de produtos é vasto, graças aos processos implementados nos últimos anos para redução no custo e na complexidade, que hoje incentivam essa expansão crescente do negócio de solicitações de veículos especiais. É com uma estrutura multifuncional envolvendo diversos setores da empresa que a marca atende aos pedidos específicos dos clientes.

Sucesso internacional
O mercado de exportação também absorve boa parcela desse portfólio segmento especial e viu o embarque dessas unidades saltar nos últimos anos rumo a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Tamanho êxito é o que motivou a internacionalização desse modelo de negócio em parceria: em 2017, a BMB inaugurou o primeiro centro de customizações da Volkswagen Caminhões e Ônibus no exterior, localizado no México.  
FONTE: VWCO
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA