Dia do Caminhoneiro é comemorado neste domingo

Parada Vendrami/Divulgação
Neste domingo, 30 de junho, é comemorado o dia do caminhoneiro no estado de São Paulo. A data foi determinada em 30 de dezembro de 1986 pela lei n. 5.487. Mas, esse profissional possui ainda outras duas datas comemorativas: em 19 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro, estabelecido legalmente em 17 de abril de 2009; e em 25 de julho esse profissional é lembrado também popularmente, na mesma data em que é comemorado o Dia de São Cristóvão - padroeiro dos motoristas.
“O momento é importante para pensar nesse profissional que é tão necessário para o Brasil e crucial para a economia, pois permite a circulação dos bens e promove a riqueza do país. Deve ser sempre valorizado”, afirma o empresário Vinicius Vendrami Malucelli.
Vinicius desde cedo viu a vida dos caminhoneiros, pois seu avô, Antônio Vendrami, era dono de um posto de combustível em Ponta Grossa (PR). Conforme o Brasil foi crescendo, viu a necessidade de criar uma parada especializada para esses profissionais, garantindo segurança e conforto para seu momento de descanso, e ao mesmo tempo oferecendo vários outros serviços.
Assim nasceu a ideia da Parada Vendrami, que está sendo construída no mesmo terreno onde ficava o posto de combustível do avô, na BR-376. Mas o projeto, inédito no Brasil, possui dimensões muito maiores agora. No passado, o espaço possuía mais ou menos 7 mil m2, mas está sendo ampliado e chegará a mais de 42 mil m2. O local contará com uma área exclusiva para o descanso dos caminhoneiros com banheiros, chuveiros especiais com área seca, área de descanso e laser, restaurante e loja de conveniência. Além disso, parceiros oferecerão serviços de despachantes, seguradoras, transportadoras, agentes de carga, central de reparos, entre outros. 
“A Parada Vendrami parabeniza os caminhoneiros pelo seu dia e convida para a inauguração em dezembro”, diz Vinicius Vendrami Malucelli.
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil, sendo que 99,5% destes são homens e 0,5% são mulheres. São Paulo é o estado brasileiro que concentra mais profissionais: 24,4% do total, seguido de Minas Gerais com 12,6% e o Paraná com 11%.
Entre os pontos positivos da profissão apontados na pesquisa pelos caminhoneiros estão a possibilidade de conhecer novos lugares (37,3%) e novas pessoas (31,3%). Já o principal entrave apontado por 65,1% dos entrevistados foi a insegurança/perigo nas estradas, seguido do desgate físico em 31,4% das respostas. 
FONTE: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários