Facchini

Norueguês vence a edição europeia do Scania Driver Competitions 2019

Scania/Divulgação
No último sábado, 25 de maio, a Europa conheceu o melhor motorista de caminhão de 2019, o norueguês, Andreas Nordsjø, vencedor do Scania Driver Competitions 2019. Além do renomado título, o jovem motorista conquistou ainda a premiação de 100.000 euros para a compra de um caminhão. 

Provas - Conhecimento, direção e segurança
Muito do além de dirigir de um ponto ao outro, o Scania Driver Competitions incorpora uma série de outros aspectos que envolvem o cotidiano de caminhoneiros no transporte rodoviário de cargas, como por exemplo, educação, gestão, meio ambiente e segurança.
Para isso, todos os 30 competidores foram submetidos a exercícios práticos e teóricos de direção defensiva, condução econômica, check list, amarração de cargas e primeiros socorros. 
A edição 2019 do Scania Driver Competitions também contou com novas provas de direção. Destaque para a prova off-road envolvendo a nova linha de caminhões Scania XT e para a prova batizada de visão dos pássaros, onde cada competidor deveria contornar uma rotatória utilizando apenas o sistema de câmera de 360 ​​graus oferecido pela marca, uma vez que todos os vidros estavam escurecidos. 
Grande Final
Chegaram a grande final apenas 18 competidores que já de início foram submetidos a uma nova prova da competição, batizada de “water challenge”. Nesta etapa cada competidor deveria executar uma série de manobras derramando o mínimo de água possível que estava em um tanque localizado sobre o chassi de cada caminhão. Nove competidores se despediram da disputa após este desafio.
Em seguida, os nove competidores restantes encaram o Super Y. Divididos em três contra três, cada motorista demostrou o máximo de habilidade em manobras para derrubar os consagrados pinos. Ao final três competidores, conquistaram a tão sonhada vaga para a disputa final, que consistiu na tradicional prova chamada "Rei", onde o 
norueguês, Andreas Nordsjø demostrou ter nervos de aço para conquistar o título de 2019. 

Scania Driver Competitions
Criado em 2003, o Scania Driver Competitions é uma resposta Comissão Européia em relação ao treinamento de motoristas, visando  minimizar o impacto ambiental da condução de caminhões, aumentando a conscientização sobre segurança viária e melhorando o consumo de combustível. 
Desde a primeira edição, mais de 350.000 caminhoneiros em quase 50 países participaram da Scania Driver Competitions, competição pioneira no mundo. 
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA