Facchini

Mercedes-Benz apresenta câmbio automatizado para a linha Accelo

Mercedes-Benz/Divulgação
Testado e aprovado pela Jamef, uma das maiores transportadoras de cargas fracionadas do Brasil, a Mercedes-Benz acaba de apresentar ao mercado nacional a opção de câmbio automatizado para a consagrada linha de caminhões leves e médios Accelo.

Especializada em encomendas urgentes de cargas fracionadas (comércio eletrônico, varejista, têxtil, farmacêutico, automotivo e outros), a Jamef vem empregando em suas operações o caminhão médio Accelo 1316 6x2 e o modelo leve 1016, ambos com o novo câmbio automatizado. Com isso, a empresa se tornou a primeira no país a testar a novidade e reafirmou a confiança nos caminhões da marca alemã. 

“O Mercedes-Benz Accelo, que sempre atendeu as nossas expectativas, surpreendeu na versão automatizada, com bons resultados operacionais para a empresa”, afirma Michael Oliveira, diretor de Operações da Jamef. “Há uma melhora no consumo, trazendo economia para a nossa operação de transporte. Além disso, essa tecnologia demanda menor custo de manutenção. Já o motorista ganha em conforto de dirigibilidade, melhor performance e produtividade”. 

De acordo com a Mercedes-Benz, a partir de agora o novo câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo, que continuam contando com a versão de câmbio manual. Para o modelo 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Já para os modelos 1016 e 1316 a marca oferece a versão Eaton 6206A. Ambas as versões possuem 6 marchas e se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para trafegarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.


Dentre as principais vantagens do câmbio automatizado está a otimização do consumo de combustível, já que o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente. No caso do Accelo, a Mercedes-Benz garante uma redução de até 3% no consumo de combustível em operações urbanas.

A opção de câmbio automatizado garante ainda uma redução significativa dos custos de manutenção, uma vez que a novidade prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes. 

O inédito câmbio automatizado para a linha Accelo traz ainda uma série de funcionalidades que otimizam as operações urbanas. Destaque para os dois modos de condução: Função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também conta com sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo e ainda sistema de auxílio de partida em rampa.

Completam os atributos da linha Accelo, tecnologias como freio ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos) e ASR (controle de tração das rodas), atributos que garantem ao modelo elevado nível de segurança. 

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Mercedes-Benz
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA