Facchini

Randon New R

Viação Cidade Sorriso inova gestão com completo serviço Scania

A Viação Cidade Sorriso entra mais uma vez para a história da Scania no Brasil e na América Latina ao contratar o PMS Fleet Care, tornando-se a primeira empresa de ônibus urbanos a adquirir o mais novo e completo serviço da Scania, lançado em outubro de 2018. Outra marca da companhia curitibana foi ter sido a primeira a comprar o biarticulado da fabricante sueca. Foram seis unidades, que entram em operação ainda no primeiro semestre deste ano. A Sorriso terá todo o apoio da Casa Cotrasa, a concessionária local.  

A área de Serviços da Scania vem acumulando nos últimos anos, uma série de pioneirismos no setor. Toda esta mudança na forma de oferecer serviços se traduz no aumento de faturamento e para 2019 a expectativa é por um aumento de 28% na venda de programas de manutenção. Atualmente, a rede Scania tem 125 pontos de atendimento, que cobrem 100% do território nacional.

“O PMS Fleet Care, que já é um sucesso, agora conquista seu primeiro cliente em operação com ônibus urbanos. Vamos acompanhar de perto os seis biarticulados e o tempo todo das viagens”, afirma Everton Pinheiro, responsável pelo Scania Fleet Care no Brasil. “Dessa forma faremos os agendamentos para as manutenções na garagem da Sorriso em horários que eles não estiverem rodando. Esse acompanhamento será essencial para antecipações de correções evitando quebras desnecessárias.”

O PMS Fleet Care ajuda o cliente a obter o máximo da disponibilidade da frota. O novo serviço funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da marca. “O Fleet Care significa disponibilidade, e para o cliente de operação urbana esta palavra é vital”, diz Pinheiro. “Ele vai mostrando ao longo do tempo sua importância. A mudança virtuosa na forma de fazer gestão é tão inovadora que se tornará um caminho sem volta. É essencial oferecer este avanço e esta credibilidade para os clientes.”

Em alguns casos, a nova frota de biarticulados da Sorriso vai trabalhar em horários de pico, marcados pelas maior quantidade de passageiros. “Tudo será feito em parceria com o cliente, a Cotrasa e a Scania. A melhor estratégia escolhida. Nesses intervalos serão feitas manutenções mais leves ou optaremos pelo agendamento para os fins de semana com algum serviço que demande mais tempo, sempre que necessário e de acordo com as necessidades dos produtos e do cliente. O planejamento da oficina será fundamental para o sucesso. A redução de custos operacionais será atingida.”

Outra vantagem será o acompanhamento dos desempenhos dos veículos (consumo, por exemplo) e dos motoristas. “Em cima desses indicadores vamos propor planos de ações para ir corrigindo possíveis necessidades ao longo da vida útil dos biarticulados e garantir a disponibilidade da frota. O passageiro é o principal beneficiado.”  

PMS Fleet Care
“O Fleet Care é a prova de que pensamos na gestão completa do nosso cliente. Adicionamos mais uma etapa da nossa jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável”, diz Pinheiro. “Os Serviços Conectados são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet Care é o novo aliado do cliente.”

O Scania Fleet Care tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da Scania. O primeiro é o Gestor de Frota. Uma das principais preocupações da Scania é o tempo e os recursos que os clientes normalmente precisam gastar em atividades não essenciais ou de suporte. Por isso, a fabricante vai dedicar o talento da equipe da rede para apoiar o transportador. Para cada cliente será designado um Gestor de Frota Scania para cuidar dos veículos.

O segundo pilar é o Planejamento de Serviços. O gestor de frota vai garantir que o cronograma de manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender o cliente da melhor maneira possível. Ele vai saber tudo o que a frota precisa, especialmente das manutenções preventivas e corretivas. Dessa forma, o transportador não vai precisar investir mais recursos para fazer o planejamento de manutenção. Este trabalho será auxiliado pelo gestor.

O terceiro pilar é o gestor também monitorando a saúde da frota, os desvios, defeitos e a integridade dos veículos para rápida tomada de decisão e, evitar assim, problemas antes que ocorram paradas imprevistas. Todo esse suporte é possível com a utilização da ferramenta Scania Fleet Monitoring, que dispõe de todas as informação sobre a frota do cliente. Além disso, o sistema também permite a melhoria do desempenho dos produtos. Para isso, o ponto focal são os veículos conectados e com os Programas de Manutenção Scania (PMS).

O quarto pilar, e quesito fundamental, são os Motoristas. Parte da solução Scania também inclui a análise da influência deles na disponibilidade operacional. O sistema de gestão detecta qual estilo de direção pode afetar diretamente este ponto. Assim o gestor de frota em conjunto com a concessionária Scania consegue oferecer o treinamento e o acompanhamento adequado ao motorista.

O quinto pilar é o relacionamento com as oficinas da rede Scania. O gestor de frota será a conexão entre o cliente e todas as oficinas da rede da marca no Brasil e também com as eventuais estruturas dedicadas. Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de permanência de oficina.

O Scania Fleet Care ainda conta com um opcional que pode fazer a diferença na hora de olhar o retorno de investimento dos ativos da empresa. “Como confiamos muito em nossos serviços, podemos garantir que o cliente obtenha a capacidade de que precisa. É o que chamamos de garantia de disponibilidade”, salienta Pinheiro. “O cliente poderá comprar um nível garantido de disponibilidade durante um período necessário, por exemplo, 100% de disponibilidade entre 7h e 16h, de segunda a sexta-feira. E, assim, seguimos evoluindo o mercado”.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA