Facchini

Randon New R

Transpanorama é a 2ª transportadora do Brasil a obter a ISO 39001

A Transpanorama é a segunda transportadora do Brasil a obter a certificação ISO 39001, que trata sobre sistemas de gestão da segurança viária. Esta é uma demonstração de quanto a empresa é focada na segurança dos motoristas, das pessoas que trafegam pelas vias, da carga de seus clientes e de seus veículos.

A auditoria foi feita pelo Instituto Tecpar nos dias 13 e 14 de março, na sede da Transpanorama em Maringá (PR). Foram auditados todos os processos de gestão da segurança viária da transportadora, o que envolveu 50 requisitos e vários colaboradores do administrativo, da logística e da manutenção. A Transpanorama foi recomendada para a certificação sem “não-conformidades”.

A ISO 39001 tem como foco trabalhar ações que gerem redução de acidentes no âmbito global e está alinhada com as expectativas da ONU (Organização das Nações Unidas) relacionadas a acidentes de trânsito. “Trabalhar para obter a certificação foi um processo importante, que já trouxe melhorias para o dia a dia de trabalho. Agora, com a certificação aumenta a responsabilidade de todos os colaboradores em manter a segurança no topo da nossa atenção e prioridade”, diz Leandro Pardinho, gerente de SESMT da Transpanorama.


Todo o escopo de auditoria da ISO 39001 foi acompanhado pela área de Qualidade da transportadora, que também dá todo o suporte para as auditorias da ISO 9001 e da SASSMAQ. “Com a certificação da segurança viária a Transpanorama sobe mais um degrau na sua gestão e comprova para o mercado o que já é atestado no dia a dia, o compromisso que tem com a segurança”, aponta Cristina Berbert, gerente de Planejamento, Controladoria e Qualidade.

Entre as ações de segurança que a Transpanorama faz estão os treinamentos constantes sobre direção defensiva, comportamento seguro, política de álcool e drogas e blitz de segurança, atrelado a caminhões com tecnologia de última geração, programa estruturado de manutenção preventiva dos veículos e o respeito à Lei do Motorista. “A gestão da Transpanorama sempre prezou, antes de tudo, pela segurança. São mais de trinta anos de história, pelas rodovias brasileiras, e entendemos que ela, a segurança, é a principal parceira dos nossos motoristas e, consequentemente, dos serviços que prestamos”, diz Valdecir Adamucho, diretor Comercial da Transpanorama.  

A segurança está na identidade da Transpanorama, pois é um de seus valores. Após a obtenção da certificação, a empresa entende que os trabalhos voltados para este item continuam. “Toda a nossa equipe está mobilizada em fazer que essa conquista seja uma verdade vinte e quatro horas por dia. A segurança e a excelência são dois objetivos que sempre trabalhamos internamente”, diz Claudio Adamuccio, diretor Administrativo da Transpanorama.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA