Facchini

Randon New R

Bolsonaro explica como funcionará o "Cartão Caminhoneiro"

Por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta quinta-feira, 28 de março, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), explicou como funcionária o "Cartão do Caminhoneiro", novidade anunciada pela Petrobras no início desta semana. 


A solução que está sendo desenvolvida pela subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. (BR), está prevista para ser implementada em até 90 (noventa) dias e permitirá aos profissionais do transporte rodoviário de cargas, a compra de óleo diesel com preço fixo em todos os postos com bandeira BR. 
Segundo Bolsonaro, o "Cartão do Caminhoneiro" é uma novidade que faz parte de um acordo entre o Governo Federal, através do Ministro das Minas e Energias, Bento Albuquerque e a Petrobras. 
O cartão funcionará de forma pré-paga, ou seja, ao chegar ao posto de combustível, o caminhoneiro ou transportador poderá recarregar o cartão com determinado valor/litro de diesel, de acordo com preço vigente no dia. No decorrer dos dias e viagens seguintes, o profissional utilizará o cartão, onde o valor do litro do óleo diesel será debitado de acordo com a cotação do dia em que foi feita a recarga. Com isso os reajustes (aumento ou reduções de preço) posteriores a recarga do cartão não afetarão o valor pago pelo transportador no momento do abastecimento seguinte. Confira o exemplo na tabela abaixo:
"Teremos, daqui no máximo a 90 dias, o cartão caminhoneiro. O que é isso? O caminhoneiro passa no posto de combustível, ele vai pagar o preço do óleo diesel do dia. Isso é uma vantagem, garante a ele que seu frete não será consumido por possíveis reajuste no preço do óleo diesel", afirmou o presidente.
Segundo a Petrobras, o Cartão Caminhoneiro tem como principal objetivo proteger o profissional da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens. "O diferencial que se busca é oferecer uma opção aos diversos públicos, que poderá auxiliar na gestão do risco da flutuação de preços ao consumidor", destacou a BR Distribuidora.
Durante a transmissão, Bolsonaro destacou ainda outra novidade anunciada pela Petrobras no início desta semana, a mudança na política de preços do óleo diesel. De acordo com o comunicado oficial da petroleira, os preços do diesel nas refinarias da companhia, que correspondem a cerca de 54% dos preços ao consumidor final, serão reajustados a cada 15 dias, podendo ser elevados ou reduzidos. 

LEIA: Petrobras anuncia mudança na política de preços do óleo diesel 

Confira na íntegra o pronunciamento do Presidente:
TEXTO: Lucas Duarte
FOTO: Mais Sudeste
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA