Facchini

Randon New R

Marca Caio comemora 73 anos, destacando-se como referência no segmento

Uma marca focada em inovação, impactando o mercado com produtos de vanguarda, ditando tendências no segmento: assim é a Caio, que completa 73 anos, destacando-se como uma das maiores fabricantes de ônibus em nível global.

Em dezembro de 1945, dois entusiastas e empreendedores assinaram o contrato de oficialização de abertura da encarroçadora Caio – Companhia Americana Industrial de Ônibus e, em janeiro de 1946, foram iniciadas as operações com a produção do primeiro ônibus: a Jardineira.

Em 2001, o parque fabril e a marca Caio foram assumidos por um novo grupo: a Caio Induscar, que neste mês de janeiro completa 18 anos, com uma trajetória vitoriosa. 

Atualmente a empresa possui escritórios de representação de vendas em todo o Brasil e no exterior, escritório central na cidade de São Paulo e dois parques fabris, com sede na cidade de Botucatu e filial na Barra Bonita, ambas no interior paulista, com capacidade produtiva de 50 carrocerias ao dia, nas duas unidades fabris. A unidade de Botucatu conta com o efetivo de cerca de 3.200 colaboradores, uma das maiores geradoras de emprego da região. Só em 2018, foram contratados 842 colaboradores que, somados a outras empresas do Grupo, resultaram em 1.285 novos empregos gerados.

A fabricante de ônibus Caio Induscar oferece inúmeros benefícios aos colaboradores, além de investir em ações sociais realizadas internamente, como o Programa de Humanização na Empresa (PHE), atendendo assim a diversas necessidades sociais e ambientais como valorização profissional, tratamento e acompanhamento psicológico de colaboradores, conscientização sobre reciclagem, entre outras. Há também projetos que contemplam qualificação de profissionais, em parceria com instituições.

A Caio acredita que a tradição dos seus 73 anos de história, deve ser a força motriz para transformar o futuro, com inovação e antecipação de tendências. Por isso, são investidos recursos em estudos relacionados a aplicação de novos materiais à carroceria, sem impactar na robustez estrutural dos produtos, que atualmente são produzidos e aprovados por meio de cálculos estruturais e testes de resistência. Pesquisas técnicas também são periodicamente realizadas para identificar outras possíveis oportunidades de melhorias. 


A fabricante é destaque no país na produção de ônibus para o sistema trólebus, que passaram por modernizações, de veículos híbridos (a combustão e eletricidade) e também dos 100% elétricos.

O completo portfólio de produtos da marca, aliado ao mix de soluções e atendimento diferenciado, conferem à Caio o status de uma das marcas mais relevantes no mercado. Por meio da qualidade dos produtos e serviços, vem expandindo sua atuação no segmento e conquistando expressivas vendas nos mercados interno e externo.

Os mais recentes dados comprovam essa realidade: A marca fechou mais um ano como líder no segmento de urbanos, com share de 51% em 2018 e, em 2017, com cerca de 60%. Também obteve um crescimento relevante em exportação, com aumento de share de 13% em 2017, para 18% em 2018. Desde seu nascimento, a marca repete o título de líder na produção de urbanos no país a cada ano.

Tradição, qualidade e confiabilidade marcam esses 73 anos de trajetória da Caio, que tem mais um motivo para comemorar: em 2019, o ônibus Apache VIP, que está em sua quarta geração, completa 18 anos de lançamento, como o modelo urbano líder de vendas da marca. 

A fabricante de ônibus Caio também dá nome a um sólido Grupo: o Grupo Caio Induscar, que atualmente reúne as seguintes empresas: CPA (Centro de Processamento de Alumínio); Fiberbus (fabricante de peças em fibras); GR3 (centro de distribuição de alumínio); Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas) com duas unidades fabris, uma em Botucatu, SP, e outra em Betim, MG; Tecglass (fabricante de vidros temperados). O mais recente investimento do Grupo é a Busscar, uma das marcas mais respeitadas na produção de ônibus rodoviários do país.

Com uma gestão forte, que valoriza a excelência em qualidade e a constante busca para oferecer ao mercado soluções em mobilidade inteligente, é que a Caio segue pelas ruas e estradas, facilitando o transporte de milhões de usuários do Brasil e do mundo.
FONTE: Caio Induscar 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA