Facchini

Randon New R

Freightliner apresenta New Cascadia com nível 2 de automação

Presente na CES 2019, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo que aconteceu na última semana em Las Vegas, Estados Unidos, a Freightliner, marca do grupo Daimler Trucks apresentou caminhão autônomo (SAE Nível 2) que será produzido em série no mercado norte-americano. 

Com automação Nível 2, o Freightliner New Cascadia é capaz de efetuar por conta própria algumas funções como, aceleração, frenagem e direção em determinadas faixas de rolagem. De acordo com a marca, a aceleração, desaceleração e direção automáticas reduzem a chance de erro humano, mitigam colisões e podem salvar vidas. Essas tecnologias também podem melhorar a experiência do motorista ao facilitar a tarefa de dirigir caminhões, melhorando assim o conforto e o bem-estar do motorista. 

O Nível 2 de automação presente no Freightliner New Cascadia é garantido graças a presença de um conjunto de sistemas de segurança baseados em câmeras e radares do Detroit Assurance® 5.0, combinado com os recursos Adaptive Cruise Control e Active Lane Assist.

Adaptive Cruise Control: Melhora a segurança, a eficiência e o conforto do motorista ao desacelerar e acelerar automaticamente para manter uma distância de segurança segura. Essa tecnologia é especialmente importante para manter uma experiência de direção confortável em condições de tráfego congestionado, nas quais a frenagem repetida, a aceleração e a reinicialização do controle de cruzeiro tradicional podem levar à fadiga do motorista.

Active Lane Assist: Consiste na Assistência Lane Keep e na Protecção da Partida na Faixa. Quando o Adaptive Cruise Control está habilitado, o Lane Keep Assist suporta o motorista usando movimentos de micro-direção para manter a nova Cascadia centralizada em sua pista detectada. Com a Proteção de Partida de Faixa, se o caminhão começar a deriva sem o sinal de volta acionado, o sistema irá inverter a direção do caminhão de volta para sua pista e dar um aviso visual e auditivo.

Além dos recursos de direção autônoma, o Freightliner New Cascadia conta ainda com os sistemas de segurança ativa e assistência ao motorista avançados Detroit Assurance 5.0. São eles: 

Active Brake Assist 5.0: A fusão da tecnologia de radar e câmera Detroit Assurance 5.0 detecta pedestres e ciclistas em movimento na frente do caminhão e pode implantar a frenagem completa - uma indústria em primeiro lugar. Ele também pode detectar e mitigar uma colisão com frenagem total em veículos e objetos em movimento e estacionários.

Side Guard Assist: Detecta objetos, incluindo pedestres e ciclistas, no ponto cego do lado do passageiro para o trator e um trailer completo de 53 pés, outro primeiro no setor, e fornece um aviso sonoro e visual.


“As melhorias que fizemos na Detroit Assurance têm o potencial de causar um impacto imediato, mensurável e positivo na segurança rodoviária da América do Norte”, disse Kelly Gedert, diretor de marketing de produtos da Freightliner e Detroit. “De fato, as frotas com caminhões equipados com sistemas de mitigação de colisão frontal podem sofrer uma redução de 60% a 80% nas colisões traseiras, resultando em menos acidentes e custos operacionais reduzidos para nossos clientes.”

Todas as novidades de automação e segurança do Freightliner New Cascadia são reforçadas ainda pelo Detroit ™ Connect Analytics, sistema que fornecerá as frotas análises e informações importantes sobre o desempenho dos novos recursos de segurança do Detroit Assurance 5.0. As frotas serão notificadas se os motoristas mantiverem suas mãos fora do volante por mais de 60 segundos.

O Freightliner New Cascadia com Nível 2 de automação conta com o apoio do investimento de 500 milhões de euros (cerca de 570 milhões de dólares) no desenvolvimento de caminhões altamente automatizados para aplicações rodoviárias, anunciado pela Daimler Trucks na última semana.


TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA