Facchini

Conhecemos a FPT Industrial: Uma gigante do segmento de motores

Na última quinta-feira (17), o portal Caminhões e Carretas teve a oportunidade de conhecer de perto e detalhes um pouco mais da história e das operações da FPT Industrial, empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia.

Com mais de 150 anos de história, a FPT Industrial tem hoje como principais clientes no segmento on-road as marcas IVECO, FIAT, Ford, Hyundai Caoa, Fuso, Dodge e PSA Peugeot Citroën. No segmento off-road a gigante atende clientes como a CASE IH Construction e Agriculture, New Holland Construction e Agriculture, Doosan, Hyundai Construction Equipment entre outras. Já no segmento marítimo destaca-se o atendimento a Caterpillar Marine Power. Já no segmento de soluções em energia, além de produzir os próprios geradores, a FPT Industrial atende clientes como a Stemac, Himoinsa e Generac.

A grandiosidade e importância da FPT Industrial no segmento em que atua é confirmada pelos números conquistados em todo o mundo. Segundo a marca, existem atualmente mais de 615 mil motores FPT Industrial na América Latina. No Brasil, 1 em cada 4 tratores vendidos utiliza motor FPT e 1 em cada 2 colheitadeiras utiliza motor fabricado pela empresa. 

Já no mercado global os números da FPT Industrial são ainda mais expressivos. 40% das colheitas do mundo utilizam colheitadeiras equipadas com motores FPT, 80% da produção global de uva é feita por máquinas movidas por motores FPT.

No campo da sustentabilidade a FPT Industrial também ocupa posição de destaque e liderança. Hoje a marca é número 1 em soluções movidas a Gás Natural. Somente na Europa a marca possui 70% de market share no segmento de veículos comerciais leves e 85% no segmento de caminhões. 

Somente em 2017, a FPT Industrial registrou um faturamento de 4.4 bilhões de dólares, resultado de 607 mil motores e 265 mil eixos e transmissões produzidos em todo mundo. 
Produtos 
Atualmente o portfólio de produtos da FPT Industrial está dividido em três categorias, motores, eixos/transmissões e grupos geradores. 

A categoria de motores é subdividida em mais quatro categorias, a de motores diesel leves que engloba os propulsores R22, F1 e F5, a de motores diesel médios que composta pela linha NEF e Série 8000, a de motores diesel pesados que é ocupada pelos propulsores Cursor e Vector e por fim a categoria de motores a Gás CNG/LNG composta pelos propulsores NEF, Cursor e F1. A linha de motores oferece versões com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), 3 a 8 cilindros com variações de 2,3L a 20,1L.

Já na categoria de eixos e transmissões, a FPT Industrial produz atualmente transmissões manuais de 6 velocidades destinadas a veículos comerciais leves com torque máximo de 200 Nm a 500 Nm. Já no segmento de eixos a marca oferece versões dianteiras e traseiras com variações de direção, tração, SR e HR.

No segmento de geração de energia a FPT Industrial oferece versões de geradores cabinados e abertos com potência máxima de 30 kVA a 700 kVA.


Estrutura no mercado brasileiro 
A forte atuação no Brasil é reforçada por uma estrutura consolidada e que atualmente é composta pela fábrica localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais, pelo centro técnico de engenharia de produto em Betim, Minas Gerais, pelo centro de distribuição de peças e centro de formação técnica, ambos em Sorocaba, São Paulo e 15 redes de distribuidores localizados nos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. 
A fábrica em Sete Lagoas  
Ponto forte da visita realizada na última quinta-feira (17), a fábrica da FPT Industrial em Sete Lagoas, Minas Gerais, ocupa hoje uma área total de 30.000 m² e emprega cerca de 270 colaboradores. 

Com nível prata do World Class Manufacturing (WCM), um dos mais elevados padrões da indústria de fabricação global para o gerenciamento integrado de fábricas e processos de produção, a planta de Sete Lagoas hoje é responsável pela produção da família de motores F1A e F1C que equipa os modelos da linha IVECO Daily, da família NEF que equipa os consagrados modelos da linha IVECO TECTOR  e da Série 8000 que equipam as máquinas produzidas pela New Holland Agriculture e Case IH Agriculture. 

Atualmente a planta de Sete Lagoas é dividida em quatro importantes espaços, a linha de produção dos motores F1, a linha de produção dos motores NEF e Série 8000, área de testes e área de pintura.


O rigoroso e detalhado processo produtivo executado em Sete Lagoas inclui ainda testes em salas específicas. Com durações de 5, 12 e 35 minutos cada teste tem como objetivo verificar possíveis vazamentos, níveis de emissões e manter a qualidade de todo o processo produtivo. 


Quando operada em capacidade máxima e em três turnos, a fábrica da FPT Industrial em Sete Lagoas é capaz de produzir 225 motores da família F1 por dia e até 172 motores da família NEF por dia. 


TEXTO: Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA