Facchini

Randon New R

Canadá avalia mudança na política de imigração para a contratação de caminhoneiros estrangeiros

Com o objetivo de suprir a significativa escassez de motoristas, a Ontario Trucking Association (OTA) solicitou ao governo canadense a criação de um programa piloto que permita que as transportadoras do país contratem caminhoneiros estrangeiros. 

Em entrevista ao Yahoo Finance Canada, o presidente da entidade, Stephen Laskowski, revelou que o transporte rodoviário de cargas norte-americano vem enfrentando uma grave escassez de motoristas nos últimos anos. E em 2018 a situação se agravou ainda mais.

"A falta de motoristas se tornou mais aguda em 2018 devido ao fato de termos uma grande porcentagem de profissionais com mais de 55 anos dirigindo. Estamos enfrentando idades mais elevagas, mais aposentadorias e, ao mesmo tempo, mais demanda", disse Laskowski, que também é o presidente da Canadian Trucking Alliance (CTA). "Espera-se apenas que piore em 2019. Este é um problema do ponto de vista da cadeia de suprimentos e precisamos encontrar uma solução para isso", completou. 

De acordo com um estudo de 2016 conduzido pela Trucking Alliance of Canada, o setor terá apenas 34 mil motoristas em 2024. Uma empresa no norte de Ontário tinha 20 caminhões ociosos em 2018 devido à falta de motoristas, disse Laskowski.


David Carruth, presidente e executivo-chefe da One for Freight e presidente da OTA, também disse em entrevista que sua empresa é uma das muitas que lutam para encontrar motoristas para preencher uma escassez cada vez maior em meio a um sólido crescimento econômico e demanda crescente. Com o desemprego em Ontário tão baixo e cada vez mais motoristas se aposentando, ele disse que tem sido difícil recrutar jovens motoristas para se juntar à indústria.

“Estamos nos tornando inovadores em termos do que oferecemos aos funcionários, como os pagamos, como oferecemos tempo de inatividade”, disse Carruth. Mas ainda não é suficiente para fechar a lacuna de escassez de motoristas.

Apesar de existirem outras formas de reduzir a escassez de mão-de-obra, as entidades do setor de transporte afirmam que a revisão da política de imigração e extensão de programas que permitem a contratação de motoristas estrangeiros é a melhor e mais rápida solução para o segmento. "Devido à escassez de mão-de-obra em toda a cadeia de fornecimento, precisamos olhar para a imigração de forma talvez diferente do que fizemos no passado recente", destacou Laskowski. 

Em comunicado oficial divulgado no início deste mês, o porta-voz do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Criação de Empregos e Comércio de Ontário, Kwok Wong, disse que a província está trabalhando com o governo federal em iniciativas para ajudar a combater a escassez crônica de mão-de-obra em vários setores, incluindo o segmento de transportes.


TEXTO: Lucas Duarte

Com informações: Yahoo Finance 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA