Facchini

Scania P 440 6x4: Um caminhão de bombeiros exclusivo no Brasil

Com o objetivo de atender as demandas da Novelis South America, empresa especializada na laminação e reciclagem de alumínio com sede no estado de São Paulo, a Triel-HT Group escolheu o Scania P 440 6x4 para se tornar um caminhão de bombeiros único no Brasil. 

Resultado de um projeto complexo que envolveu vários anos de desenvolvimento e uma extensa consultoria com especialistas em segurança contra incêndio dos Estados Unidos, o modelo conta com transmissão automática Allison 4500, uma bomba de 7.000 litros por minuto, entradas e saídas de água na parte traseira e uma escada giratória com alcance de 42 metros de altura. 

“Passamos três anos de trabalho duro no desenvolvimento, montagem e testes do veículo, com o apoio dos bombeiros dos EUA”, diz Marciano Dalla Rosa, diretor da Triel-HT Group. “Temos uma pista de testes certificada internacionalmente, onde sempre testamos e coletamos dados no chassi que usamos e os chassis da Scania são os que têm os melhores padrões da NFPA”, completa o executivo. 

Com uma configuração única e exclusiva no Brasil, o Scania P 440 6x4 será empregado no combate a incêndios na planta industrial da Novelis South America. 

“Nossa fábrica possui estruturas muito grandes e, devido ao processo de fabricação de alumínio, nosso corpo de bombeiros interno precisa de um veículo ágil que alcance os pontos mais altos em nossa planta de produção. ", explica Daniel Forastieri, Diretor de Saúde e Segurança Ambiental da Novelis South America.


Por que um modelo Scania? 
Baseada na experiência de 35 anos na produção de veículos especiais, que inclui a personalização de vários modelos Scania, a Triel-HT Group escolheu o P 440 em virtude da robustez, resistência e facilidade de customização em relação aos demais modelos disponíveis no mercado. 


“Temos mais de 200 caminhões de bombeiros e outros veículos customizados baseados nos modelos Scania P 250, P 310, P 440 e P 360 nas versões 4 × 4, 6 × 4 e 4 × 2”, destaca Marciano Dalla Rosa. “Escolhemos o chassi da Scania para este projeto porque era mais fácil de personalizar e porque seu chassi é mais resistente do que o de outros fabricantes de caminhões. Também levamos em conta a maior escolha de acessórios e o conhecimento técnico que temos sobre o chassi Scania e as possíveis modificações que precisavam ser feitas. ”, conclui o executivo.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA