Facchini

WABCO apresenta primeiro protótipo de semirreboque elétrico na IAA 2018

Presente no 67º IAA Commercial Vehicles, que acontece a partir de hoje (20) a 27 de setembro em Hannover, a Wabco, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, apresenta o seu primeiro protótipo de semirreboque elétrico.
Batizado de eTrailer, o protótipo líder da indústria tem como objetivo maximizar a eficiência operacional e reduzir o consumo de combustível. Segundo a própria Wabco, a redução no consumo de combustível pode chegar até 20 por cento em rotas de curta distância e até 10 por cento em viagens longas em uma combinação de cavalo-mecânico e semirreboque.
Equipado com um controle inteligente de motor elétrico para recuperar energia elétrica durante a frenagem, o eTrailer permite que a energia gerada seja reutilizada para alimentar a tração do veículo ou para operar os sistemas auxiliares elétricos a bordo. 
Além disso, os operadores de frotas comerciais que conectam o eTrailer a um caminhão equipado com os sistemas inteligentes de controle de frenagem e de estabilidade da WABCO aumentarão ainda mais a eficiência operacional de cada conjunto.  “Como fabricante de primeira linha, a WABCO é única no fornecimento de tecnologias para semirreboque que impulsionam fabricantes de caminhões e de semirreboques para o futuro da eletrificação de veículos, como exemplificado pelo eTrailer”, diz Nick Rens, presidente da divisão semirreboque, fora de estrada, pós-vendas e serviços digitais para o cliente, da WABCO. “Este avanço demonstra nossa diferenciação ao conectar a inteligência veicular de caminhões e semirreboques, e confirma a posição da WABCO na linha de frente como parceira de desenvolvimento para a eletrificação de semirreboques, particularmente no que se refere a chassis e componentes de transmissão.”
“O eTrailer, da WABCO, diferencia-se por ter como alvo a melhor recuperação de energia da categoria em todos os modos de operação”, diz o dr. Christian Brenneke, diretor de tecnologia e líder de engenharia da WABCO. “A WABCO está mobilizando a crescente inteligência a bordo e entre semirreboques e caminhões para empoderar as frotas para ganhar mais eficiência e melhorar a economia de combustível, reduzindo as emissões de gás carbônico e ruído”, conclui.

Serviço
WABCO na IAA Commercial Vehicles 2018
A WABCO mostrará suas tecnologias e serviços líderes da indústria que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais em todo o mundo, na IAA Commercial Vehicles 2018. Isso inclui as mais recentes tecnologias em frenagem, assistência avançada ao motorista, soluções de gerenciamento de frota e de aerodinâmica para veículos.
Estande B10, corredor 16
Deutsche Messe, em Hanôver, na Alemanha
De 20 a 27 de setembro de 2018, das 9h às 18h. 

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Wabco 
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA