Detran permite que caminhoneiros zerem pontos da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou nesta quarta-feira que os motoristas que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E e tiverem entre 14 e 19 pontos podem fazer um curso do órgão e zerar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A chamada reciclagem preventiva para motoristas profissionais está prevista na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e é opcional.

O curso pode ser feito por condutor que tenha a inscrição “exerce atividade remunerada” no verso da CNH; seja habilitado exclusivamente nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer).

De acordo com o Detran-SP, é possível pedir para fazer a reciclagem apenas uma vez a cada 12 meses. Ele dá ao motorista profissional a oportunidade de retirar de seu prontuário a pontuação acumulada na CNH por infrações de trânsito. Desta forma, apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

“O motorista profissional passa muitas horas ao volante. A reciclagem preventiva permite que ele reavalie sua conduta no trânsito quando ele está com grande risco de ter a CNH suspensa, o que o impediria de trabalhar. É uma chance de ele reaprender e repensar suas atitudes, pois todos devem respeitar as normas de trânsito, colaborar para a segurança viária e, principalmente, preservar vidas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

Para solicitar o benefício, o interessado deve ir até a uma unidade do Detran-SP. Se os requisitos forem preenchidos, ele receberá uma autorização a ser entregue a uma autoescola, onde contratará o curso. Após a emissão da permissão, o condutor terá 15 dias para iniciar as aulas e, a partir daí, 40 dias para terminá-las.

O curso de reciclagem preventiva é o mesmo que já existente para condutores infratores com a CNH suspensa e é oferecido pelas autoescolas.

Como estabelece o CTB, todo condutor que atinge 20 ou mais pontos em 12 meses tem o direito de dirigir suspenso por no mínimo 6 meses e precisa passar pela reciclagem. Também tem a CNH suspensa quem comete uma única infração gravíssima que tem como penalidade prevista no CTB a suspensão.
FONTE: Veja 

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Só pelo fato de ter "Exerce atividade remunerada" e pagar à mais por isso, deveria ter mais pontos disponíveis na carteira.

    ResponderExcluir
  2. Sou caminhoneiro autonomo estou parado faz 3 meses devido a pontuação ,parabens aos politicos que fizeram essa lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 meses atrás fiz uma zerada, estava com 15 pontos, pena n ser divulgado, essa lei não é de agora, site está desinformado!

      Excluir
    2. Concordo plenamente agente leva multa até sem saber aqui em São Paulo qdo vê chega multa e os pontos. O governo deveria tirar direito de dirigir e como recolhemos inss deveria pagar o salário Caminhoneiro qdo casar carteira ...né

      Excluir
  3. Boa Noite
    Tive minha habilitação cassada e suspensa.
    Peguei dois anos sem poder dirigir e minha CNH tem exerce atividades remunerada,e por esse motivo estou tendo que trabalhar como auxiliar de serviços gerais ganhando duas vezes menos.
    Eu posso pedir para fazer a reciclagem?
    Pois devido a empresa na qual trabalhei como guincheiro não quis nem saber das pontuações que eu tomei por conta de fazer o que a empresa pedia .e por causa disto a minha pontuação e de 92 pontos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite...eu tinha dois caminhões em meu nome e tinha motoristas...como os caminhões estavam em meu nome...muitas multas acabaram vindo para mim...pois quando chegavam para indicar o condutor já estava vencido o prazo ou o motorista já tinha parado de trabalhar comigo...por esse motivo estou tendo problemas com minha CNH faz tempo... inclusive em um período que estava cumprindo suspensão eu não estava trabalhando pois estava cumprindo a suspensão um dos motoristas levou uma multa... inclusive o mesmo motorista levou várias multas...mas eu consegui passar a pontuação para eles...mas nesse período ele levou uma multa por o tacógrafo não estava aferido e essa multa é intransferível... como estava cumprindo a suspensão tive minha CNH cassada por dois anos... injustamente...pois eu não estava conduzindo o caminhão inclusive a multa foi assinada pelo motorista ... agora estou parado...sem poder trabalhar pois estou sem CNH... não sei o que fazer... pois tenho prestação do caminhão para pagar... tenho filho pequeno e não posso trabalhar... algum amigo pode me ajudar ou me orientar com qual caminho seguir...pois estou desesperado... chegando ao ponto de passar necessidade e com três prestações atrasadas quase perdendo meu caminhão que ainda me sobrou obrigado?

    ResponderExcluir
  5. Continua a mesma porcaria vai la paga 450 reais ...uma semana de aula ....so p cumer dinheiro ...tem que eliminar esse negocio de pontuacao na carteira.isso e um atraso para o condutor

    ResponderExcluir
  6. Minha habilitação tá vencida ja faz 5anoos o que Facebook chance de renovar ainda

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.