Facchini

Randon New R

Conheça o caminhão laboratório da Mercedes-Benz

Nesta terça-feira (15), durante a inauguração do maior Campo de Provas do Hemisfério Sul em Iracemápolis, São Paulo, a Mercedes-Benz relevou detalhes de uma ferramenta que foi essencial no desenvolvimento de toda a estrutura, um caminhão laboratório. 

Em parceria com a matriz na Alemanha, a Mercedes-Benz do Brasil escolheu um modelo Actros MP4 camuflado para o cumprimento de um complexo e robusto programa de coleta de dados em todo o país. Equipado com 260 sensores, o veículo percorreu 16.000 quilômetros por diversas regiões do Brasil, com 1.500 quilômetros de trechos off-road. A coleta de dados incluiu ainda operações nos setores da cana-de-açúcar e da mineração, além dos testes que a empresa realiza em circuitos confinados. 

Segundo a montadora, dados de força e torque foram captados por meio de 6 rodas de medição. Do mesmo modo, os sensores coletaram informações de 20 cursos de suspensões do veículo e cabina, 69 sinais de acelerações e 64 de deformações distribuídos ao longo do veículo, 16 forças de suspensão de cabina, coxim do motor e quinta roda do veículo, 2 torques e 2 rotações dos cardans, sinais de GPS e da estrutura CAN do veículo. Além disso, todos os trechos percorridos foram filmados com uma câmera full HD.

Para garantir a qualidade e segurança de todos os dados, a Mercedes-Benz empregou ainda sistemas de altíssima tecnologia e qualidade. De acordo com a montadora alemã, os dados obtidos serão utilizados para desenvolvimento de novos veículos e para o aprimoramento de produtos de linha. Além disso, o caminhão laboratório permitiu trazer a realidade das operações de transporte brasileiras para dentro do inédito campo de provas da montadora no país.

“Esse espetacular caminhão laboratório trouxe a realidade das aplicações de transporte do Brasil para dentro do Campo de Provas. É exatamente isso que nos permite simular nas nossas pistas uma representação fiel das estradas brasileiras”, afirma Philipp Schiemer. “Por meio dos sensores instalados no caminhão, uma imensa quantidade de dados foi registrada e analisada. Isso nos permitiu desenvolver um programa de testes muito diferenciado para esse Campo de Provas, que tem a cara do Brasil”.
Nova geração Actros no Brasil 
Apesar da montadora não confirmar ou negar a vinda dos novos modelos para o mercado brasileiro, o emprego de um modelo Actros MP4 como caminhão laboratório sinaliza uma possível atualização dos modelos extrapesados da marca no Brasil. 

Diversas unidades camufladas já foram flagradas nas estradas brasileiras, incluindo outras linhas que a montadora comercializa na Europa, como por exemplo os consagrados modelos Arocs, ideias para operações no segmento de construção civil. 

Outro ponto que reforça a vinda de novos modelos para o país é o investimento de R$ 2,4 bilhões em veículos comerciais, anunciado no fim do último ano pela própria montadora. 

LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros é flagrado no Brasil 
LEIA: Mercedes-Benz Arocs é flagrado no Brasil 
LEIA: Mercedes-Benz anuncia investimento de R$ 2,4 bilhões em veículos comerciais 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA