O transporte rodoviário de cargas nos Estados Unidos, iniciou 2018 com uma nova preocupação e desafio a ser enfrentado, a crescente falta de motoristas, provocada principalmente pelo desinteresse de profissionais em exercer a função de motorista e saída dos atuais motoristas.
A escassez de motorista já havia sido alertada recentemente pelo instituto de pesquisa sem fins lucrativos American Transportation Research Institute. De acordo com a entidade, a falta de motoristas profissionais apareceu em primeiro lugar na lista das 10 principais preocupações do setor de transportes norte-americano, fato que não ocorria desde 2006.
Na tentativa de driblar a escassez de motoristas, manter o atual quadro de colaboradores e atrair novos interessados em seguir carreira como motorista profissional, diversas transportadoras norte-americanas anunciaram nos últimos meses aumentos salariais e bônus, que variam de acordo com a experiência na profissão e a produtividade, que é calculada através da quantidade de milhas percorridas.
Dentre estas transportadoras está a US Xpress e a Covenant Transport Services que anunciaram no último mês bonificações de até US $ 2.000 para duplas de motoristas (US $ 1.000 para cada) que percorrerem 60 mil milhas. Após 4 anos cada equipe poderá receber valores entre US $ 40.000 e US $ 50.000.
Atentas a nova realidade do transporte, empresas como a KLLM, A K & B Transportation, Milan Supply Chain Solutions e Boyd Bros também anunciaram mudanças no pagamento de motoristas, destaque para aumentos de US $ 0,02 a US $ 0,05 por milha percorrida. Com estes reajustes, motoristas com pouca experiência (6 meses) passam a receber entre US $ 0,46 a US $ 0,51 por milha percorrida, já os mais experientes (5 anos) chegam a receber até US $ 0,54 por milha percorrida.
Segundo a Milan Supply Chain Solutions, os novos aumentos garantem um significativo aumento no ganho anual dos motoristas passando de US $ 60.320 para US $ 73.320, com base em 2.500 milhas semanais.
Outra empresa que tem se destacado na tentativa de atrair novos motoristas é a Cargo Transporters, que anunciou um aumento salarial para todos os motoristas incluindo os recém formados e contratados. Com previsão para entrar em vigor a partir do dia 1º de abril, os motoristas mais experientes da Cargo Transporters passarão a receber US $ 0,46 por milha percorrida, já os recém formados receberão US $ 0,25 por milha nas primeiras 8 semanas, após esse período o pagamento passará a ser de US $ 0,44 e após 6 meses desde a contratação os pagamentos serão incrementados em mais um centavo por milha.
A falta de motoristas nos Estados Unidos, não é um problema recente, na década passada estimava-se um déficit de 20.000 motoristas, em 2013 a ATA (American Trucking Association) alertou para a falta de 30.000 motoristas, já em 2015 a mesma associação elevou o número para 50.000 motoristas. Nota-se que o número sob em proporções exorbitantes, justificando assim o resultado do relatório mais recente.
tem vaga pra ir morar lá
ResponderExcluirSerá que e seguro e se tem como ir mora lá
ResponderExcluirAqui no Brasil tenho mais de 20 anos de experiência em carreta,hoje tenho 52 anos vale apenas ir
ResponderExcluirNão é tão simples asaim. A nossa carteira de motorista não vale lá, é vc teria que começar tudo de tirar carteira para carro depois de algum tempo mudar para categorias Maiores e assim por diante vc vai levar uns 2 anos para poder trabalhar com uma carreta lá. Então se vc tiver condições de se manter por esse tempo vale a pena.
ResponderExcluirNegativo ... vc só precisa tirar a CNH internacional aqui mesmo no Brasil
ExcluirBoa noite a todos, gente não se iludam,melhor lugar d mundo e nosso Brasil , bom q está ruim ai agora mas é nosso pais,eu sei como é trabalhar fora do país ! Trabalho de motorista n Europa,os patrões quando vê q somos estrangeiros ou seja imigrantes,não t paga,! E não pensem q morar em outro país vão ficar ricos,isso não acontece mais,salário daqui mesmo em euro ou dólar ,garanto o nosso e melhor,mais quem tiver a oportunidade de sair d Brasil e quiser fazer um teste na areá de motorista,garanto vão se arrepender,agora brasileiro q aprendeu a dirigir ou seja trabalhar de caminhão aqui fora um aviso não se aventure no Brasil,nos brasileiros Motoristas formando no Brasil somos os melhores,nossas estradas são ruins,mas t garanto e muito bom dirigir pelo Brasil, abraços a todos (observação,) não se eludam motorista fora do brasil não ganha tão bem assim,a 10 anos atrás ganhavamos hoje nao
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMais não está mais assim não as empresa do jeito que está vc vai e já fica fazendo treinamento durante esse tempo pra segura o profícuo Al Ale vc já vai ganhando e estudando trabalhando tudo mudou com escaseis de motorista lá
ExcluirComo que eu faço para ir trabalhar lá????????????????????????????
ResponderExcluirEstou disposto a ir trabalhar lá e só chamar 66 999441829
ResponderExcluirBom tenho experiência na área de 20 anos se tiver oportunidade de ir trabalhar nos Estados Unidos eu vou só chamar
ResponderExcluirAcho que é fake
ResponderExcluirSe precisar pode chamar!
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirSou motorista aqui
Brasil a 20 anos
Tenho emteress de trabalhar na
Americana si vcs me ajudar aí trabalhar aí com vcs fico grato
vandersomf@yahoo.com.br
05531994066081
Bom dia
ResponderExcluirTenho emteress de trabalhar aí com vc de motorista de carreta
Na América si vcs me ajudar fico
Grato pela apotunidade
E ajudar
vandersomf@yahoo.com.br
tenho entereço trabalho com guindaste e caminhao....64992536343
ResponderExcluirE meu sonho trabalhar em caminhão. Se eu tiver oportunidade, agradeço
ResponderExcluir(92) 99202-0814
Oi sou Motorista de Rodotrem aqui no Brasil Carreta Biarticulada 26 metros tenho interesse em trabalhar aí no Estados Unidos qualquer coisa é só me chamar no ZAP 4198483-6295
ResponderExcluir