Facchini

Transpanorama adota novas medidas para reforçar a segurança dos caminhões

Com uma frota de mil caminhões, a Transpanorama (TP) estabelece uma série de medidas a fim de preservar as boas condições dos veículos e, consequentemente, a segurança dos motoristas e da carga.
A Transpanorama conta com uma estrutura de manutenção composta por um amplo espaço físico equipado e formada por diversos profissionais especializados na área.
Recentemente, a oficina da TP passou por uma reformulação completa e implantou diversos procedimentos que reforçam o trabalho preventivo desenvolvido pela transportadora.
Uma das novas iniciativas é o Programa de Manutenção Preventiva Programada, que consiste na elaboração de um cronograma anual que determina as datas de paradas para manutenção de cada veículo. “A programação indicará os prazos e os itens a serem verificados. Assim, os caminhões terão maior confiabilidade e economia, já que o acompanhamento focará na prevenção”, destaca o gerente de Manutenção, Milton Santos. Além da manutenção preventiva, foram implantadas técnicas de engenharia de manutenção, como análise de falhas e manutenção preditiva (análise do óleo lubrificante e diesel).
Mudanças estruturais também foram implantadas, como é o caso do setor de ferramentaria e a sala exclusiva para montagem de componentes. Além disso, também houve a pintura do piso com material especial e a reforma na Sala do Motorista. “Todas essas mudanças foram pensadas para oferecer maior qualidade, agilidade e fluidez ao trabalho realizado na Oficina, como também maior segurança e conforto aos motoristas”, explica Santos.
Ao todo, a Oficina da Transpanorama possui cerca de 70 colaboradores, entre engenheiro mecânico, mecânicos, eletricistas, soldador, planejador de manutenção e equipe administrativa. A estrutura física possui 18 boxes que comportam veículo trator e a carreta acoplada, sendo 14 para a oficina e quatro para borracharia. Também há salas de apoio, como a sala de elétrica e pneumática, sala de caldeiraria e solda, sala para freios e suspensão, além das salas do administrativo e de reunião. A empresa também possui uma oficina de apoio na base de São Paulo.
Diariamente, são atendidos mais de 20 veículos da frota. “A missão da Transpanorama é transportar as riquezas com segurança, agilidade e inovação. Por isso, investimos em uma estrutura que possa garantir o cumprimento desses objetivos”, destaca o diretor Administrativo, Claudio Adamuccio.
FONTE: Transpanorama 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA