Facchini

Conheça a miniatura gigante de um Scania R 500 V8

Famoso pela construção de helicópteros em miniatura, o suíço Hugo Markes deu novos rumos ao seu trabalho após decidir resgatar uma admiração da infância, os caminhões. A decisão foi tomada após um de seus helicópteros mais valiosos cair. 

"Foi depois que um helicóptero valioso havia caído. A questão era, o que fazer? Construir um carro comum seria muito chato..." destacou Markes. "Então a ideia do caminhão veio até mim. Lembrei-me dos modelos da minha infância, e eu sabia que era isso! "

Em parceria com um construtor de modelos profissionais, Markes decidiu construir um Scania R 500 V8 em escala  1: 2.3. O resultado é um modelo com mais de sete metros de comprimento e um metro de largura, pesando mais de 800 kg: Um caminhão com força suficiente para rebocar um carro pequeno.

Segundo a dupla de construtores, todos os componentes tiveram que ser reprojetados e reconstruídos com precisão, como por exemplo, rodas, embreagem, fechos, dobradiças e tanques. Já a cabine foi construída em fibra de carbono. Onde não havia dados originais disponíveis, as informações eram pesquisadas na internet. Softwares poderosos de planejamento e construção foram fundamentais para darem origem a miniatura gigante de controle remoto. Ao todo foram necessários cerca de 4.000 horas de trabalho e 50.000 euros de investimento em materiais e peças. 


A miniatura é conduzida por controle remoto. As pessoas menores teoricamente caberiam na cabine do motorista, mas o modelo não é feito para isso.

"Não há nada parecido e nunca haverá", diz Markes. "É absolutamente único. É por isso que é tão valioso. É também o meu primeiro e último caminhão", destacou o suíço. "Quando terminei o modelo, surgiu a pergunta: o que vem depois? No futuro voltarei aos helicópteros. 

Único em todo o mundo, o Scania Topline R 500 V8 em miniatura está a venda. Segundo o Suíço o objetivo é possibilitar que outra pessoa possa apreciá-lo. Questionado pelo preço ele respondeu, " Se seu valor fosse calculado em termos de horas de trabalho e custos de material, não teria preço. O objetivo é obter 65.000 euros", concluiu. 

Confira a miniatura em ação: 

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA