Facchini

Petroleira utilizará 150 caminhões fora de estrada autônomos no Canadá

Talvez ainda demore anos para que os carros-robôs cheguem às ruas dos EUA, mas eles já estão encontrando espaço nos campos de petróleo do Canadá.

A Suncor Energy planeja lançar mais de 150 caminhões autônomos de transporte em suas minas de areias betuminosas no norte de Alberta nos próximos seis anos, decisão que, segundo a empresa, vai aumentar a segurança, melhorar a eficiência e também reduzir os custos.

A maior petroleira do Canadá em valor de mercado estuda os caminhões autônomos da Komatsu há quatro anos e afirma que a iniciativa será um dos maiores investimentos em veículos robóticos elétricos do mundo. Esses caminhões — máquinas enormes que podem transportar toneladas de terra a cada viagem — terão um conjunto de recursos de segurança, como rotas prescritas e sistemas de detecção de obstáculos, informou a empresa.


A decisão ressalta os esforços empreendidos pelas empresas de areias betuminosas, que normalmente estão entre as produtoras de petróleo de custo mais elevado, para reduzir despesas em uma era de petróleo a preços mais baixos. Além disso, as empresas vêm fazendo experimentos com a injeção de solventes em reservatórios para extração de mais petróleo e com o uso de ondas de rádio, em vez de vapor, para aquecer os depósitos para que o petróleo possa fluir para a superfície.

“A Suncor foi a primeira empresa a fazer a transição da escavadeira rotativa para as operações com caminhões e escavadeiras no início da década de 1990, e continuamos na vanguarda das tecnologias de areias betuminosas na atualidade”, disse o diretor de operações da empresa, Mark Little, em comunicado.
FONTE: Bloomberg
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA