Facchini

Goodyear tem pneus competitivos para todos os terrenos do Rally Dakar

A 40ª edição da competição de veículos mais rigorosa do mundo, o Rally Dakar, foi concluída no último sábado (20). Os pilotos percorreram 8.793 quilômetros e passaram por territórios peruanos e bolivianos, iniciando o trajeto pela Argentina e concluindo em Córdoba.
Para conseguir a vitória, os participantes de cada categoria (carros, caminhões, motos, quads e SxS) sabem que devem estar atentos a cada detalhe, como o tipo de terreno e as condições climáticas, já que qualquer descuido pode afetar os veículos, desde complicações com o motor e o computador até problemas com os pneus, que têm um papel fundamental quando se percorrem as diferentes e rigorosas superfícies que o Dakar impõe ao longo de sua rota.
Contando com uma vasta experiência nesse tipo de competição, a Goodyear analisou a importância da escolha correta dos pneus para as travessias com condições extremas como as do Dakar, concentrando-se em dois pontos:

1. Materiais especiais: um dos fatores mais importantes a serem considerados diz respeito aos materiais usados na fabricação dos pneus. Se não forem utilizados compostos de alta qualidade, podem acabar sofrendo cortes na superfície da borracha durante o trajeto com trechos repletos de pedras. Para essas situações, a Goodyear desenvolveu um portfólio completo para todos os tipos de veículos e terrenos, cujo um dos integrantes é o Wrangler MT/R, o pneu mais resistente e de desempenho insuperável para operações off-road que proporciona tração otimizada em lamaceiros profundos, areia e rochas. É feito de borracha avançada de sílica e com laterais reforçadas pela tecnologia Dupont Kevlar.

2. Design especializado: Outra situação possível é a perda de controle do veículo em curvas ou pistas molhadas por conta da baixa aderência à superfície. Além disso, a diversidade de terrenos, abrangendo montanhas, zonas rurais, desertos, geleiras, entre outros, pode desgastar rapidamente os pneus e até mesmo fazer com que o veículo abandone totalmente a competição. Com isso, o Wrangler MT/R da Goodyear assegura tração agressiva em terrenos não pavimentados e melhora a dirigibilidade em estradas asfaltadas, além de ter um inovador design assimétrico para a banda de rodagem. Essa característica que aumenta a resistência a perfurações nas laterais em 35%, garante maior segurança em terrenos complicados, o que torna o pneu ideal para competições de ralis.
"Os terrenos que percorremos são altamente complicados e até perigosos, portanto não basta apenas a experiência do piloto para lidar com essas situações. Precisamos contar também com o veículo e cada um dos seus componentes. Por isso, os pneus de alto desempenho são um dos pontos mais importantes que devemos verificar antes de cada etapa", afirma Diego Weber, piloto da equipe Duro 4x4 e 10 vezes campeão nacional de rally, que pilotou uma picape equipada com pneus Goodyear Wrangler MT/R Kevlar.
Essas recomendações visam contribuir para o desempenho de pessoas que participaram de competições off-road, seja como hobby ou profissionalmente. Segurança é um fator que deve sempre estar em mente. Como os pneus estão contato direto com as superfícies mais difíceis, é importante contar com o modelo ideal para veículo, também levando em conta o terreno que vai enfrentar.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA