Facchini

Randon New R

VÍDEO: Scania inicia testes com retrovisores digitais

A Scania divulgou na última sexta-feira (1) o início de testes com retrovisores digitais. Além do apoio da montadora, o projeto em desenvolvimento conta com a participação da empresa Stoneridge Electronics AB e do instituto de pesquisa RISE Viktoria. 
O primeiro sistema de retrovisores digitais é capaz de substituir completamente os tradicionais espelhos retrovisores, graças a presença de um sistema de câmeras instalado nos cantos superiores externos da cabine. A reprodução em tempo real das imagens fica por conta de telas instaladas nas colunas laterais internas da cabine.
Segundo as empresas, a substituição dos retrovisores convencionais pelos digitais reduzem de forma significativa os pontos cegos e melhoram a visibilidade do motorista. Benefícios comprovados na pesquisa concluída recentemente. 
Ao substituir os espelhos retrovisores convencionais pelos digitais, a visão direta do motorista é melhorada. "Os espelhos retrovisores tradicionais tipicamente bloqueiam o campo de visão dos condutores, substituindo-os por sistemas digitais, permite-se que os motoristas detectem pedestres e ciclistas - um problema típico nas interseções urbanas e as rotatórias", destaca Azra Habibovic, líder do projeto no instituto de pesquisa sueco RISE Viktoria. 
O protótipo fornece um campo de visão maior e reduz os pontos cegos, tornando o condutor mais consciente dos perigos potenciais em torno de seus caminhões. "A visão panorâmica automática é especialmente útil para enxergar o final da carreta durante curvas ou manobras. O retrovisor digital elimina a necessidade de movimentos do corpo e da cabeça para aumentar o campo de visão, o que geralmente comum quando se usa espelhos convencionais ", revela Habibovic.
Outra vantagem que os espelhos retrovisores digitais oferecem é a melhor visibilidade quando as janelas da porta estão sujas. Em condições climáticas adversas, pode ser um desafio para os motoristas de caminhões detectar objetos em espelhos convencionais.
Completam os itens de segurança dos retrovisores digitais um sistema infravermelho que garante uma visão noturna aprimorada. "Substituir espelhos convencionais por sistemas digitais cria uma oportunidade única para melhorar a visibilidade e visão noturna dos motoristas", destaca a ergonomista de veículos Scania Hanna Staf.
Os testes com retrovisores digitais são o primeiro grande passo em busca de uma evolução significativa no uso de retrovisores desde 1960, ano em que os espelhos convencionais se tornaram necessários e obrigatórios. 
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA