Facchini

Iveco vende 500 Stralis movidos a gás natural

A montadora italiana, Iveco, realizou na última semana uma de suas maiores negociações envolvendo caminhões movidos a gás natural. Até 2020 serão entregues ao Grupo Jost 500 Stralis NP para renovação de frota. 
Com uma excelente relação de peso e potência, densidade de potência e baixíssimo nível de ruído, as 150 primeiras unidades entrarão em operação a partir de janeiro de 2018. Além disso, os modelos movidos a GNL são considerados a única alternativa viável no mercado para substituição dos modelos a diesel. 
Segundo o Grupo Jost, os novos Stralis NP substituirão os caminhões a diesel com 4 a 5 anos de operação. Atualmente sua frota conta com 1400 caminhões e 3 mil semirreboques, sendo que 132 são modelos Stralis, incluindo dois movidos a gás natural. 
Segundo o proprietário da empresa belga, o transporte mais sustentável e limpo vem se tornando uma das exigências de seus clientes. "... nossos clientes, exigem um transporte mais sustentável. Nossa excelente experiência na operação dos veículos diesel Stralis Euro 5 EEV nos fez estabelecer uma sólida relação com a IVECO, apoiada por uma rede de serviços muito forte em toda a Bélgica.", destaca Roland Jost, proprietário do grupo Jost. 
"Isso desempenhou um papel fundamental na nossa decisão de dar o próximo passo no caminho da sustentabilidade, escolhendo o IVECO Stralis NP como a melhor solução. Estamos orgulhosos de estar entre os primeiros a adotarem esta nova tecnologia: Nosso objetivo para os próximos três anos é ter 35% de nossa frota movida a LNG. O nosso Grupo também apoia isso com um investimento na própria infra-estrutura de reabastecimento de gás natural, com planos para abrir até três estações de abastecimento em nossos principais centros operacionais na Bélgica. ", completa o executivo. 
"O Gás oferece a mais ampla gama de oportunidades para substituir o diesel no mercado de veículos comerciais - já não é um combustível do futuro, é um combustível de hoje. Isto foi firmemente demonstrado com uma das maiores frotas da Europa, selecionando o NP Stralis, com GNL, para liderar seu programa de substituição da frota. O Grupo Jost possui metas de sustentabilidade claras e reconhece os benefícios que a nossa experiência avançada em veículos de energia natural pode trazer para o seu funcionamento. Estamos extremamente satisfeitos em expandir nossa parcela de sua frota e apresentar o Stralis NP e GNL em suas operações.", comenta Pierre Lahutte, presidente da marca IVECO. 
Reconhecido pelo Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital (BMVI) como a melhor solução para o transporte rodoviário de longa distância no curto prazo e para os próximos 10 a 15 anos, a demanda por gás natural têm crescido rapidamente em toda a Europa. 
Se abastecido com gás natural o Stralis NP entrega uma redução de até 10% nas emissões de CO2 em relação ao diesel. Já com o uso de biometano a redução pode chegar até 95%. Já os níveis de ruído são 50% menores em relação aos tradicionais motores a diesel. 
A Iveco foi o primeiro fabricante no mundo do transporte comercial a reconhecer, em 1991, o potencial de prospecção de gás natural fez com que a empresa desenvolvesse uma gama completa de veículos com propulsão a gás natural. Hoje, mais de 22.000 veículos movidos a gás Iveco foram vendidos. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA