TATRA apresenta caminhão com quatro eixos direcionais

A TATRA, montadora checa consagrada pela robustez e desempenho dos modelos militares e off-road, acaba de produzir e entregar a um cliente suíço um caminhão com quatro eixos direcionais e tração 8x8.
A solução feita sob medida conforme as necessidades do cliente, teve como base o modelo TATRA PHOENIX Euro 6, que posteriormente será equipado com uma grua móvel para operações no setor da construção civil. 
Destaca-se no modelo a possibilidade de direção simultânea de todos os eixos ou direção independente de cada eixo, ou seja, cada eixo em uma direção diferente. Como resultado, a tecnologia oferece diferentes modos de condução, para a frente ou para trás para a esquerda ou para a direita no mesmo ângulo de rotação de todos os quatro eixos. 
O modelo conta ainda com dois modos de condução, ON-ROAD e OFF-ROAD. Destinado a operações em vias públicas, o modo ON-ROAD bloqueia o controle direcional do terceiro eixo (1º eixo traseiro), já o quarto eixo (2º eixo traseiro) acompanha a mesma direção dos eixos frontais, entretanto essa função é habilitada apenas em velocidades superiores a 30 km/h e inferiores a 50 km/h, acima desta última o direcionamento também é bloqueado.
Já o modo OFF-ROAD desenvolvido para operações severas e fora-de-estrada conta com três variações, no ALL-WHEEL é possível girar as rodas traseiras na mesma direção das rodas dianteiras. Já no CRAB STEERING as rodas traseiras giram em um faixa de 0 a 21 graus na mesma direção das rodas dianteiras. Por último está o MANUAL STEERING que permite a direção das rodas traseiras independentemente da posição das rodas dianteiras, permitindo assim que o condutor corrija a direção do veículo por meio de ajustes nas rodas traseiras. 
Os eixos traseiros do TATRA 8x8 são controlados por um sistema hidráulico eletrônico, a disposição do motorista, está um controle eletrônico localizado próximo a alavanca de câmbio no túnel central do motor, com oito teclas de função que permitem a seleção do modo de direção e o controle da rotação dos eixos traseiros. Acima dos botões há um display que mostra a ativação dos botões individuais. 
No quesito segurança o TATRA 8x8 também não deixa a desejar. O modelo conta com sistemas de leitura e teste que checam as condições de operação e impedem o uso errado dos modos de condução ON-ROAD e OFF-ROAD, alertando o motorista por meio de sinais sonoros. Além disso o sistema permite a seleção do modo apenas com o veículo parado ou até uma velocidade máxima de 5 km/h.
A alta tecnologia presente no TATRA PHOENIX EURO 6 "KRAB" traz como benefícios, a circulação aprimorada em locais estreitos ou de difícil acesso, facilidade para a realização de operações de carga e descarga e robustez suficiente para encarar terrenos irregulares seja em aclives ou declives, proporcionando assim ao motorista uma experiência de condução única. 
A entrega do produto confirma a capacidade da TATRA de oferecer soluções seguras, versáteis que atendam as mais diversas necessidades de cada cliente. 

Confira algumas variações de direção dos eixos:
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 

 Receba por Email

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Montadora?

    Prezado Lucas Duarte, a Tatra é a terceira mais antiga FABRICANTE de automóveis do mundo. Fabricou carros até 1989, desde então só fabrica caminhões.

    Só há uma unidade fabril da Tatra, fica em Kopřivnice na República Tcheca. É lá onde o caminhão T158 Phoenix Krab é produzido.

    A única montadora que a Tatra possui é a unidade Chinesa. A planos para uma segunda montadora da marca, a ser instalada no Brasil, na cidade de Ponta Grossa no estado do Paraná. Na mesma área da planta da DAF (holandesa), que possui participação acionária da Tatra.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro caminhão fabricado foi o modelo Tatra TL 2, em 1915.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ver este caminhao rodando no Brazil

    ResponderExcluir
  6. A tatra faria sucesso no setor canavieiro,principalmente no que diz respeito a caminhões transbordos.
    É na colheita da cana que estão as situações mais severas,esses caminhões 8x8 cairiam como uma luva pro setor.

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.