Facchini

Randon New R

Scania XT: Conheça todos detalhes da nova linha off-road

A Scania apresentou na última segunda-feira (4) sua nova gama de caminhões off-road. Batizados de XT, os modelos constituem a segunda parte do lançamento da nova geração de caminhões da marca. 
Segundo a montadora o lançamento marca o início de um grande investimento em soluções feitas sob medida para os clientes exigentes do segmento da construção civil, mineração e madeireiro. 
Com traços que remetem robustez e força, a inédita linha XT chega ao mercado europeu oferecendo inúmeras opções de configuração mecânica e de cabine. Segundo a Scania, todas as opções de cabine da marca (P, G, R e S) estarão disponíveis para os modelos XT, independente da opção de motor. 
Para-choques posicionados a 150 mm a frente da cabine com ângulo de ataque de 25 graus, placas de proteção inferior, novos retrovisores, quebra-sol, luzes no teto e grades protetoras nos faróis complementam o visual robusto e fazem com que os modelos suportem as condições severas de operação diariamente. 
Ciente das necessidades específicas do segmento off-road, Scania passar a oferecer entradas de ar elevadas em duas versões, dois filtros de ar capazes de acumularem quase 40 quilos de poeira antes da necessidade de manutenção, escapamento vertical e para-lamas ajustáveis que permitem o uso de qualquer tipo de configuração de pneus e rodas além de facilitar o uso de correntes. 
"O modelo XT da Scania foi realmente adaptado para os veículos de construção, proporcionando uma gama de diferentes aplicações, que funcionam sob condições exigentes tanto em estrada como fora dela", destaca Anders Lampinen, Diretor de Produtos, da Scania Trucks. "Os desafios incluem de tudo, desde estradas em más condições a passagens estreitas, acrescentando o fato do veículo também ter que suportar condições difíceis e alguns solavancos e raspões, sem necessidade de uma visita à oficina. As transportadoras do setor da construção nem sempre têm as margens do seu lado e o tempo de inatividade não planejado pode ser devastador tanto para o empreiteiro da construção como para as finanças da transportadora".
Ampliando as possibilidades de escolha, a Scania oferece para a linha XT toda sua gama de motores, incluindo a nova geração V8. As opções de potência vão de 280 cv a 730 cv. 
No quesito interior, a nova linha XT também não deixa a desejar. A Scania passa a oferecer para os modelos off-road um pacote que inclui bancos em versão especial XT, tapetes de borracha reforçados, ampla variedade de portas objetos e pré disposição para instalação de comandos para a operação de equipamentos e do implemento. Maximizando o conforto das cabines Scania oferece agora uma suspensão mecânica, com quatro pontos, em duas versões diferentes. A variante para trabalhos pesados permite maior movimento da cabine, a fim de evitar impactos ao conduzir fora de estrada em condições realmente difíceis. 
As novidades da nova linha XT não se restringem apenas a detalhes técnicos e mecânicos, o quesito segurança também recebeu novidades. Destaca-se a inédita opção de freio de mão elétrico, semelhante aos dos carros passeio, consistindo em apenas um botão localizado no lugar da alavanca. O inédito freio de mão elétrico conta ainda com um sistema de travagem que é acionado em velocidades baixas quando o condutor destrava o cinto de segurança ou abre as portas. Evitando assim o deslocamento do veículo por falta de acionamento do freio de mão. 
“O Scania XT caracteriza-se por atributos de grande visibilidade, como uma frente extremamente robusta, mas também é um claro sinal das nossas ambições de crescimento no segmento da construção”, destaca Lampinen. "Independentemente da opção escolhida, um Scania XT irá sempre irradiar aquela robustez que apenas uma longa experiência e um respeito por todos os tipos de desafios é capaz de criar", conclui. 
Implementação 
Com o objetivo de simplificar e facilitar a personalização dos veículos, tanto para os clientes como para os fabricantes de implementos, a Scania incluiu novas soluções nos modelos da linha XT, como por exemplo, linhas superiores de furação nos chassis para alteração na posição da suspensão e eixos, eixo escamoteável controlado eletricamente, circuitos e tomadas para os sistemas elétricos e pneumáticos dispensando o uso de soluções improvisadas. 
"Recebemos diariamente testemunhos de elogio", diz Torben Johansson, Diretor do Centro de Fabricação de Carrocerias Scania, em Södertälje. "Os Fabricantes de carrocerias estão cientes do fato de que temos grandes ambições e falamos a sério quando dizemos que estamos lá para os apoiar. Tal como fazemos com o próprio negócio dos caminhões, procuramos estabelecer uma parceria. Quando falamos a mesma língua, isso se traduz imediatamente em prazos de entrega muito reduzidos, numa produtividade aumentada, permitindo que todos os envolvidos possam dormir mais tranquilos e sem preocupações". 
Assim como os modelos anteriormente apresentados (G, R e S), a nova linha caminhões XT estará disponível apenas para o mercado europeu. A introdução em outros mercados que a Scania está presente acontecerá forma gradativa nos próximos anos.

LEIA: Scania lança nova linha de caminhões off-road
LEIA: Scania investe no segmento off-road com nova linha de caminhões 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA