Facchini

Scania lança Programa de Manutenção com Planos Flexíveis

Atenta às possibilidades e benefícios proporcionados pela conectividade e o uso inteligente de dados, a Scania acaba de apresentar ao mercado brasileiro o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis. A novidade caracteriza-se como mais um passo da montadora rumo a um transporte sustentável. 
Solução global da empresa, que oferece planos de manutenção individualizados de acordo com a operação de cada unidade da frota, os Planos Flexíveis podem resultar em uma economia de até 16% nos custos de cada veículo. 
“Esse lançamento comprova que os conceitos mais avançados de conectividade, transporte inteligente e sustentabilidade já estão disponíveis para o cliente brasileiro. É uma solução inédita para o setor de transportes, uma evolução que promove um novo jeito de oferecer serviços no mercado”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Novamente, estamos um passo à frente dos concorrentes. Com o Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis reforçamos o nosso compromisso de proporcionar eficiência e rentabilidade ao transportador.”
Um dos grandes destaques do inédito plano de manutenção flexível é pagamento por quilômetro percorrido, ou seja, o transportador pagará apenas pelo que rodar. Se o caminhão ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero, e assim, proporcionalmente conforme a rodagem de cada unidade. Outra vantagem no pagamento é que a quilometragem passa a estar conectada ao consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. Ou seja, os veículos que consumirem menos diesel, entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. 
“Com este novo plano, os clientes pagam apenas pelos quilômetros que rodarem, sem a parcela fixa, que muitas vezes onera a transportadora. Entendemos que dessa forma fechamos um ciclo personalizado que está todo conectado”, salienta Souza. “Oferecemos um plano flexível, que nosso cliente usa quando realmente for necessário. Por outro lado, a boa performance e a condução do motorista passam a fazer ainda mais diferença, sendo um fator crucial para a redução do valor final do pagamento em cada período.”
Outra novidade do Programa de Manutenção com Planos Flexíveis é a conectividade entre o veículo, a concessionária e o fabricante, com isso o próprio caminhão comunica ao sistema quando uma manutenção preventiva é necessária, proporcionando maior assertividade e previsibilidade da manutenção e redução do tempo de parada na oficina.
A conectividade e compartilhamento das informações entre todos os membros da cadeia de transportes ocorre por meio dos Serviços Conectados, lançados pela Scania em janeiro de 2017. A ferramenta permite identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção necessários.
Outro benefício proporcionado pelo compartilhamento das informações é agilidade no atendimento das concessionárias, já que será possível receber antecipadamente a data sugerida de atendimento e quais serviços serão necessários. Com essa agilidade, a parada se torna customizada para o cliente e a concessionária passa a otimizar a operação na oficina com um planejamento ativo do controle dos agendamentos, entrada e saída dos caminhões, avaliação da utilização das peças, mais eficiência na seleção do time de mecânicos, para determinado atendimento, e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas. Essa programação reduz em até 75% o tempo na oficina, em comparação aos veículos com paradas não planejadas. 
Para se adequar as demandas dos novos planos de manutenção flexíveis a rede de concessionárias Scania vendo sendo preparada desde 2016, com a implantação do Processo Global de Serviços, um compilado das melhores práticas da Scania em todo o mundo. 
A partir do próximo mês, durante a Fenatran 2017, os novos planos de manutenção flexíveis estarão disponíveis disponível para todos os transportadores com caminhões Euro 5, já equipados com o módulo Scania Communicator. A aquisição do Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis é válida para caminhões rodoviários e semipesados, novos ou usados, e não há limite de quilometragem.

TEXTO: Lucas Duarte

 Receba por Email

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA