Facchini

Iveco Bus e Caio Induscar apresentam o primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil

A IVECO BUS, marca da CNH Industrial, e a Caio Induscar apresentaram nessa terça-feira (18) o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. 
O projeto do modelo tem como base aspectos de acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca Elevittá. A solução enquadra o SoulClass nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho. 
Com o lançamento do SoulClass a Iveco Bus amplia seu portfólio de produtos acessíveis, em 2016 a empresa apresentou ao mercado brasileiro a Daily Elevittá.
"Aumentamos nosso leque de produtos com um veículo que, além de proporcionar um conceito de experiência em acessibilidade ampliada, se destaca pelo baixo custo operacional e pelo melhor consumo de combustível do segmento", explica Humberto Spinetti, Diretor de Negócios da IVECO BUS para a América Latina. Segundo o executivo é imprescindível que os veículos do transporte de passageiros proporcionem bem-estar e inclusão aos ocupantes, e que possibilitem ao empresário ter retorno financeiro na operação. 
Baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i, o micro-ônibus SoulClass acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor, na versão executiva. "Isso é possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) da Elevittá, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais conforto e segurança", explica Gustavo Serizawa, Gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS para a América Latina. 
As versões escolar e executiva do SoulClass contam ainda com o motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. Destaca-se ainda a presença da tecnologia FPT Industrial EGR, que dispensa o uso de Arla 32. 
Afim de garantir o máximo de conforto e suavidade durante as operações, o SoulClass conta com suspensão de feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, com capacidade para maior absorção de impactos. 
Já o design da carroceria foi concebido a partir de conceitos automotivos, com características como lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria. “A tradição da Caio Induscar em produzir carrocerias robustas e versáteis aliou-se neste produto a um design inovador com características singulares, que ressaltam nossa vocação em antecipar tendências”, ressalta Maurício Lourenço da Cunha, Diretor Industrial da Caio Induscar.
TEXTO: Lucas Duarte
Com Informações: Iveco Bus
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA