Facchini

Randon New R

Série especial em homenagem ao Scania 113H terá apenas 60 unidades

A Scania relevou no último sábado (11) todos os detalhes da nova série especial que homenageia o Scania 113H e comemora os 60 anos de atuação da marca no Brasil. Os detalhes foram divulgados através de um vídeo em que a montadora colocou o homenageado (113H) e a homenagem (Scania Streamline R440 série especial) para dialogarem e contarem um pouco da história por trás de ambos os modelos. 
Ontem (13), mais detalhes sobre o desenvolvimento da nova série especial da Scania foram relevados ao Blog Caminhões e Carretas, durante um bate papo com Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de negócios da montadora no Brasil. 
Segundo Mendonça, é imprescindível destacar que a nova série especial da Scania não é uma releitura do clássico 113H, mas sim uma homenagem ao caminhão que foi o precursor de todas as preocupações da Scania, que se tornaram o foco principal nos anos seguintes, como exemplo, respeito e valorização do motorista e a alta produtividade aliada ao baixo custo de operação. 
Ciente do questionamento sobre a volta de modelos bicudos e do porquê a série especial não foi um desses modelos, Mendonça explicou que o 113H foi o marco inicial da transição dos modelos bicudos para os modelos com cabine avançada no Brasil. Segundo ele, um dos grandes desafios da Scania na época foi quebrar todos os paradigmas das cabines avançadas. Para isso a Scania apresentou números concretos que comprovaram a eficiência das cabines avançadas no mercado europeu, onde 95% dos modelos em operação já apresentavam essa configuração, além disso a montadora destacou as principais vantagens da nova configuração, como exemplo, maior visibilidade, facilidade de manutenção, melhor manobrabilidade e maior capacidade de carga. Acompanhado de todos esses argumentos os Scania 113H foi o primeiro modelo extrapesado ofertado ao mercado brasileiro com cabine avançada. 
Questionado sobre a escolha dos modelos Streamline R440 e R480 para comporem a série especial, Mendonça explicou que a decisão levou em conta o mercado brasileiro e quais modelos se adequam melhor a ele, como é o caso de ambos os modelos, sendo o R440 um dos líderes de venda da marca no Brasil. 
A série especial em homenagem ao 113H contará com duas versões, o clássico e o clássico estilo, o difere uma da outra são os acessórios exclusivos. Segundo Mendonça, a escolha dos acessórios leva em consideração três frentes, foco no meio ambiente e motorista, foco na aerodinâmica e foco em disponibilidade, buscando sempre trazer maior rentabilidade a operação e reduzir o reduzir o tempo de parada do veículo. 


Mendonça revelou ainda que inicialmente a Série Especial em homenagem ao Scania 113H terá apenas 60 unidades disponíveis para comercialização e que as negociações já se iniciaram. O gerente destacou ainda que a cor azul clássico é exclusiva da série especial e permanecerá bloqueada por pelo menos dois anos, havendo demanda após esse período o azul clássico estará disponível para os outros modelos da marca. 
A escolha do 113H para a homenagem foi feita por meio de uma pesquisa aberta com clientes e fãs da marca no Brasil, fato que trouxe entusiasmo e orgulho para todos os colabores da Scania. Além disso todo o reconhecimento e admiração pelo modelo comprovam que todos os objetivos dos investimentos feitos no desenvolvimento do 113H foram alcançados e permitiram o aprimoramento de todas as tecnologias para os dias de hoje. 
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA