Facchini

Caminhões Scania transportam uma vila inteira na Suécia

Scania/Divulgação
Malmberget, uma pequena cidade sueca localizada ao norte do Circulo Polar Ártico, testemunhou um fato incomum em Outubro, um bairro inteiro foi transportado por sete quilômetros, casa por casa. A mudança foi necessária devido a expansão das atividades da mineradora LKAB.

Ao todo serão transportados cerca de 30 casas e prédios, o maior deles pesando 230 toneladas, o destino será uma aldeia vizinha chamada Koskullskulle. Toda a operação visa a preservação de uma série de edifícios históricos, o mais antigo de 1909. Maritha Mossberg, assessora de comunicação da mineradora LKAB, comentou a operação, "Nós decidimos que queremos salvá-los por razões culturais e históricas. Estes também são algumas das mais antigas casas em Malmberget e foram construídas para os trabalhadores LKAB".


Para a realização de toda a operação, a empresa de construção NYAB e a gigante de transportes pesados, ​​Mammoet, trabalharam em conjunto. E os caminhões Scania foram escolhidos para cumprirem essa impressionante tarefa. Um Scania Streamline R620 8x4 equipado com transmissão automática Allison foi combinado com uma linha de eixos Nicolas MHD, composta por 18 eixos e 144 pneus. "O reboque tem capacidade para transportar até 36 toneladas por eixo", explica o motorista Trond Friis. O implemento conta ainda com um gerador na parte traseira, que gera energia para alimentar o sistema hidráulico e o sistema de direção dos eixos.

Para o transporte de algumas casas um segundo modelo Scania foi utilizado na parte traseira, o Scania T143M ficou responsável por ajudar a empurrar e a frear o conjunto.

O percurso de sete quilômetros foi realizado em cerca de uma hora, casa por casa. Somente em outubro 14 das 30 casas foram transportadas e entregues em suas novas localizações. O transporte das outras 16 está previsto para 2017. A mudança marca mais uma vez a influência da mineração na cidade de Malmberget (Em português a montanha de minério), que desde o século XVIII vem sendo moldada e construída de acordo com a atividade de mineração.

Confira o vídeo da operação: 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA